Dica de Saúde: conheça mais sobre a celulite

A celulite, também chamada de lipodistrofia ginóide ou ainda hidrolipodistrofia, é uma alteração do tecido subcutâneo, isto é, dos tecidos que se encontram logo por baixo da pele, e que tem um aspeto caraterístico à superfície da pele, normalmente designado como “casca de laranja”. 

A celulite resulta de uma combinação de alterações, por um lado, há um aumento das células do tecido adiposo, os adipócitos, por outro há uma alteração da estrutura do tecido conjuntivo. A alteração da microcirculação sanguínea, faz com que a irrigação das fibras de colágeno seja insuficiente, provocando o seu estiramento, o que leva o tecido adiposo a ficar saliente e apareçam ondulações na pele. A compressão dos vasos linfáticos leva à retenção de líquidos e de toxinas que não conseguem drenar normalmente, e esses fatores agravam ainda mais o quadro da celulite.
A celulite é mais comum em áreas onde se formam com maior frequência depósitos de gordura como coxas e nádegas. Embora a celulite possa afetar qualquer gênero, este problema é mais comum ao sexo feminino devido à sua fisiologia, uma vez que a percentagem de gordura é superior à do do sexo masculino. Não se tratando propriamente de uma doença, pode no entanto, afetar a autoestima e, portanto, a qualidade de vida das pessoas por ela afetadas.
A celulite é classificada em três graus

Grau 1: assintomática, com ligeiro aumento de volume; visível apenas pressionando a pele. 
Grau 2: é possível ver retrações na pele sem pressionar; a temperatura no local é inferior e a circulação já está diminuída;
Grau 3: as retrações são em maior número e mais marcadas; pode haver alteração de cor vermelha/arroxeada; pode haver dor no local;
Grau 4: A estrutura tem da pele tem muitas retrações e nódulos; Existe grande deficit circulatório; Diminuição considerável da temperatura da zona;
A celulite não tem uma causa facilmente identificável. É multifatorial, dentre eles, uma alimentação inadequada, sedentarismo, problemas circulatórios, consumo de álcool e cigarro, desequilíbrio hormonal, além de uma componente genética.
Para o tratamento inicial da celulite, a Farmácia São João oferece desconto em uma gama de produtos. Confira o voucher abaixo e diga no estabelecimento que viu a publicação aqui no blog para usufruir do benefício. A Farmácia São João está localizada na Rua Marquês de Ávila e Bolama, 342. O telefone para contato é o 275 323 699.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*