Sessão solene assinala os 31 anos da Universidade da Beira Interior

Sessão Solene marcou os 31 anos da UBI na Covilhã
Foto: Fábio Gicomelli 
Neste 30 de abril, a Universidade da Beira Interior abriu suas portas para celebrar os seus 31 anos de atividade na Covilhã. 
Em um anfiteatro lotado, os presentes assistiram a chegada do Cortejo Acadêmico, os discursos do Reitor, da presidente da Associação Acadêmica, do vice-presidente do Conselho Geral e a entrega de títulos doutorais e prêmios de mérito.
O Reitor da UBI, Professor António Fidalgo aproveitou o momento para refletir acerca do seu mandato a frente da instituição onde lembrou todos os esforços feitos para acreditação do curso de medicina a partir do trabalho dos antigos reitores, da abertura das portas da instituição para os alunos estrangeiros com a criação do protocolo do estudante internacional que trouxe a UBI um ar cosmopolita. 
Profº António Fidalgo, reitor da UBI, lembrou seu
percurso no cargo durante o discurso.
Foto: Fábio Giacomelli
“Já são pelo menos 40 nacionalidades que passaram pela UBI. Nos três ciclos de estudo, já estamos com quase mil estudantes internacionais, que trazem um novo ar para a cidade da Covilhã”, disse Fidalgo. 
O reitor ainda aproveitou para relembrar o que a UBI fez e faz pela Covilhã. Além da revitalização de prédios históricos para o uso acadêmico, Fidalgo lembrou que os estudantes deixam na cidade em torno de 40 milhões de euros por ano. 
Por isso, pediu uma atenção maior do executivo municipal para com a Universidade. Reforçou a intenção da UBI em adquirir o prédio ao lado da Faculdade de Engenharia para transformá-lo em uma residência universitária e em um parque da universidade.
Depois do reitor, Raquel Bento, presidente da Associação Acadêmica falou em nome dos alunos. Ao felicitar a UBI pela passagem do aniversário, Raquel pediu mais atenção em relação às bolsas e auxílios para os estudantes, cobrou uma ação maior em relação ao programa +Superior e felicitou a equipe de futsal masculino que conquistou o 2º lugar nos jogos nacionais universitários. 
Profª Maria Isabel recebe diploma de Professora Emérita da UBI.
Foto: Fábio Giacomelli
Um dos destaques do evento foi a outorga do diploma de Professora Emérita a Maria Isabel Almeida Ferra, docente da Faculdade de Ciências, que proferiu sua última lição em outubro de 2016. 
Depois, coube ao vice-reitor Paulo Moniz a outorga de cartas de agregação e insígnias doutorais aos novos doutores pela instituição. 
A Sessão Solene foi encerrada pelo vice-presidente do Conselho Geral da Universidade, João Paulo Catarino, que saudou as ações desenvolvidas pela Universidade e desejou prosperidade a UBI. 
O ponto final do evento foi com inauguração a exposição que assinala os 20 anos da publicação Ensino Magazine, que estará disponível para visitas até o dia 14 de maio, na galeria do Museu de Lanifícios e o corte do bolo dos 31 anos e confraternização dos presentes.
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*