Representante da Embaixada do Brasil conversa com estudantes da UBI

Diplomata Carlos Kessel. Foto: Tâmela Grafolin
Na última quinta-feira, dia 27, o diplomata e representante da Embaixada do Brasil em Portugal, Carlos Kessel, esteve na Universidade da Beira Interior (UBI) para uma conversa com estudantes brasileiros da instituição. Entre as dúvidas apontadas pelos estudantes, a principal esteve em torno do reconhecimento do ensino obtido em Portugal na hora de voltar ao Brasil.
Veja também:
Diplomata esclareceu dúvidas de estudantes.
Foto: Tâmela Grafolin
Sobre o reconhecimento de algum título obtido em uma instituição portuguesa (graduação, mestrado ou doutorado) o diplomata esclareceu algumas medidas já adotadas pelo Ministério da Educação brasileiro. “O Ministério da Educação estipulou, desde o final de 2016, que as universidades brasileiras têm até seis meses para finalizar o processo de reconhecimento de grau” explicou Carlos Kessel. 
Além disso, existem casos no qual a revalidação deve ser feita em no máximo dois meses, como o de alunos que estudaram em Portugal com bolsa de estudos fornecida pelo Governo do Brasil. O diplomata também salientou que as chances de reconhecimento de título são maiores para estudantes de instituições portuguesas que já tiveram alunos com grau reconhecido anteriormente no Brasil.
Processo de revalidação:
Fonte: Portal Carolina Bori/ MEC
Para auxiliar o processo de revalidação de grau obtido no exterior, o Ministério da Educação criou o portal Carolina Bori (www.carolinabori.mec.gov.br). No website são encontradas informações sobre a documentação necessária e como ocorre o processo de reconhecimento de título obtido no exterior. 
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*