Tutorial para inscrição nos cursos de graduação da UBI

Neste tutorial, os candidatos poderão ver como seguir o passo-a-passo para uma correta candidatura aos cursos de graduação (1º ciclo), da Universidade da Beira Interior.
O exemplo de candidatura aqui apresentada é para alunos oriundos do Brasil e com a utilização da nota do ENEM como forma de ingresso.
Ressaltamos que, os candidatos devem ter conhecimento do Regulamento Interno do Estatuto do Estudante Internacional da Universidade da Beira Interior, antes da candidatura (acesse aqui) e, que é obrigatório para apresentação da mesma que o Certificado de Conclusão do Ensino Médio seja Apostilado pela Convenção de Haia.

Confira, abaixo, o tutorial de candidatura:

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

28 Comentários

  1. olá , estou fazendo minha candidatura para licenciatura , porém, ainda não tenho passaporte , o que devo colocar em “Nº Documento Identificação”? tentei colocar o RG ,mas diz que o documento é inválido , o que devo fazer?

  2. Olá, bom dia!!

    Quero me candidatar para o 2º Ciclo (Mestrado) na UBI e gostaria de saber se a documentação exigida – conforme abaixo – deve ser apostilada.

    Documentação necessária para a candidatura:

    1. Curriculum Vitae

    2. Carta de curso/Diploma ou Certidão de conclusão da graduação, com média final

    3. Certificado discriminado das unidades curriculares e classificação

    Grata.

  3. Boa noite, Me surgiu outra duvida…
    Li na pagina da universidade que a anuidade do curso de licenciatura é de 5000 euros para estrangeiros porem Brasileiros recebem 40% de desconto neste valor por ser um pais que fala português sendo assim pagando 3000, porem vendo videos na internet vi muita gente falar que paga 5000 euros. Então me surgiu a dúvida, é 3000 ou 5000 o valor da anuidade?

  4. Olá, Kayque! Depende de que nível você irá fazer. Pela sua questão, imagino que seja a graduação. De acordo com o Estatuto de Estudante Internacional, que postamos acima, para se candidatar a um curso é necessário ter a Apostila de Haia: -Documento comprovativo da conclusão do ensino médio ou equivalente, -Quando o candidato concluiu o Ensino Médio Brasileiro utilizam-se as classificações obtidas nas provas do ENEM com as respetivas ponderações. Nesse link há mais informações sobre os documentos necessários: https://academicos.ubi.pt/online/pdfHandler.ashx?file=bv/internacional/2016_17/Despacho_2016_R_7.pdf

  5. Bom dia, Gostaria de saber se pode me ajudar quanto a quais os documentos devem ser apostilados de haia, se é somente o certificado de conclusão de ensino médio ou se alem dele irei precisar de mais algum documento apostilado.

  6. Olá, Neila! Não é muito comum solicitar o apostilamento da nota do ENEM. O melhor seria você imprimir a declaração ou documento com os resultados e levar até um Cartório autorizado a colocar a Apostila de Haia. Sabemos que essa impressão não pode ser apostilada diretamente, mas os profissionais do Cartório podem explicar como proceder.

  7. Olá Renata! Se você for concorrer a uma vaga no 1º Ciclo (graduação) a Apostila de Haia só deve ser colocada no Certificado/Diploma de Conclusão do Ensino Médio. Não é necessário apostilar o resultado do ENEM.

  8. Olá, conseguir ser aceito na BI, ele mandaram um email pra mim pra fazer a matricula, mas a pagina e muito estranha pede que eu coloque a autenticação Bi passaporte ou cartão cidadão, mas não consigo colocar em nenhum deles o meu rg ou cpf, gostaria de saber o que eu coloco nesse local.

  9. Oi! Ao fazer minha matrícula, eu apenas efetuei o upload da identidade, não tinha entendido, a princípio, que os outros documentos eram necessários ao usar o enem. Finalizei a candidatura só com a identidade… Isso causa algum problema?

  10. Olá…Então,gostaria de saber se além do Diploma de conclusão de ensino médio,se é necessário fazer a apostila de Haia do boletim da nota do Enem?, no cartório cada documento sai por 105 reais,

  11. Olá Vanessa, tudo bem? O prazo foi estendido até o dia 26, para contemplar as notas do ENEM. O valor da candidatura é de 30 euros. Se aprovada, você pode optar por começar as aulas agora no segundo semestre letivo, em 20 de fevereiro ou solicitar adiamento da aprovação para setembro, quando começa o próximo ano letivo

  12. Olá. Estou pesquisando sobre candidaturas em Universidades Portugueses e hoje descobri a UBI, porém vi que o prazo de inscrição é até dia 19 de Janeiro. Justamente no dia que sai o resultado do Enem. Não é possível fazer a inscrição antes né, sem a nota do Enem?. Também não achei o valor da taxa de Candidatura . E se passar, quando se inicia as aulas? Muitas dúvidas né. Parece que quanto mais pesquiso, mais dúvidas surgem. Obrigada desde já.

  13. Olá. Estou pesquisando sobre candidaturas em Universidades Portugueses e hoje descobri a UBI, porém vi que o prazo de inscrição é até dia 19 de Janeiro. Justamente no dia que sai o resultado do Enem. Não é possível fazer a inscrição antes né, sem a nota do Enem?. Também não achei o valor da taxa de Candidatura . E se passar, quando se inicia as aulas? Muitas dúvidas né. Parece que quanto mais pesquiso, mais dúvidas surgem. Obrigada desde já.

  14. Olá Vini! Não, para mestrados e doutorados, a documentação é diploma do grau anterior, histórico das disciplinas cursadas, curriculo profissional. A partir dessa documentação, uma equipe da Universidade faz sua média e dá, ou não, a aprovação.

  15. Olá! Estou fazendo minha candidatura para UBI, eu estou na parte de fazer upload dos documentos. No entanto, ainda não possuo passaporte, no qual já dei entrada, mas até fica pronto o prazo de inscrição da 2ª fase já terá acabado. Posso apenas neste primeiro momento fazer upload do RG para não perder o prazo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*