Semana do Brasil em Belmonte terá exposição de artistas como Portinari e Guignard

Dia 22 de abril é comemorada a data do descobrimento do Brasil pelos navegadores portugueses. Para celebrar esse dia a cidade de Belmonte, onde nasceu Pedro Álvares Cabral capitão da embarcação que encontrou as terras brasileiras, realiza a Semana do Brasil entres os dias 17 e 22 de abril.
No domino, dia 17, a abertura da Semana do Brasil, e de outras festas tradicionais da cidade, ocorre com uma feira de produtos locais que será transmitida, ao vivo a partir das 14h, no programa “Somos Portugal” da TVI. Nesse dia também haverá uma sessão de pintura pela artista brasileira Rosarlette Meirelles que ocorrerá no interior do Castelo de Belmonte, local que pertencia à família Cabral.


Pintura Cabral – Rosarlette Meirelles from Thais Nunes on Vimeo.

Dia 18 de abril será marcado pela inauguração da exposição “Ver e Voltar a Ver”, às 18h, no Ecomuseu do Zêzere com obras de artistas brasileiros como Guignard (Alberto Guignard) pintor famoso por retratar as paisagens de Minas Gerais, Portinari (Candido Portinari) um dos maiores pintores da cultura brasileira com painéis expostos até na sede da ONU em Nova York; Burle Marx (Roberto Burle Marx) arquiteto-paisagista de renome internacional e Oscar Niemeyer um dos arquitetos brasileiros mais famosos mundialmente e peça chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.
“Guerra e Paz”, de Portinari e “Noite de São João” de Guignard
No dia 19, Dia do Índio, diversas atividades para homenagear os habitantes do Brasil antes da chegada dos portugueses. Nessa data os alunos das escolas de Belmonte participarão dos Jogos Indígenas. No mesmo dia acontece uma palestra com o professor Francisco Cancela, da Universidade Federal da Bahia, às 19h no auditório do Museu Judaico.

Para encerrar a Semana do Brasil em Belmonte, o dia 22 de abril será marcado por uma apresentação de Capoeira e por alguns exemplares da culinária brasileira, especificamente a nordestina, com pratos como o acarajé, abará e tapioca.

INFORMAÇÃO ESPECIAL
No dia 26 de abril, às 11h45, no Castelo de Belmonte será inaugurada a exposição da Carta Original de Pêro Vaz de Caminha sobre o descobrimento do Brasil. A carta só havia saído do Arquivo Nacional Torre do Tombo, em Lisboa, onde está guardada, uma única vez no ano 2000 quando foi para o Brasil em comemoração aos 500 anos de descobrimento do país.

Conheça Belmonte

Belmonte é uma cidade localizada a 17km da Covilhã. Possui uma agenda cultural interessante com a Rota dos Museus, que inclui visitas ao Museu dos Descobrimentos (sobre o descobrimento do Brasil), Museu do Azeite, Ecomuseu do Zêzere, Museu Judaico, Panteão dos Cabrais e Castelo de Belmonte.

Veja a programação completa:

Clique para ampliar

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*