Semana Acadêmica da UBI começou com a tradicional Serenata do Grupo de Fados

A Semana Acadêmica é organizada pela AAUBI.
Foto: Renan Zocca
Centenas de pessoas entre alunos e familiares prestigiaram o início da Semana Acadêmica da Universidade da Beira Interior na noite da última terça-feira, dia 5, na capela do Calvário da cidade da Covilhã. Como já é tradicional, a apresentação de abertura foi feita pelo Grupo de Fados da Universidade da Beira Interior naquela que foi a primeira Serenata de muitos alunos e a última de tantos outros sob o traje acadêmico.

A aluna do mestrado em jornalismo da UBI, Adriana Ribeiro, define a Semana Acadêmica em Portugal como sendo uma maneira de celebrar o início e o fim de uma etapa na vida dos alunos, já que nessa celebração se encontram calouros e veteranos, além dos demais alunos. Para os que iniciam os estudos é a oportunidade de usar pela primeira vez o traje acadêmico, tradição em Portugal, já para os que finalizam a trajetória na universidade é a chance de vestir pela penúltima vez o traje, já que a última ocorre em uma celebração chamada Benção das Pastas (a colação de grau para os estudantes da UBI). 
Adriana salienta que nos últimos anos, o primeiro dia da Semana Acadêmica também tem como objetivo unir os alunos novos e seus “padrinhos de universidade”, alunos que estão na universidade há mais tempo. “Em anos anteriores costumava ser um ato mais informal porque na UBI não estava formalizada essa união entre padrinhos e afilhados, mas este ano já foi formalizado e houve uma cerimónia que foi oficializada pelo Forum Veteranum” explica Adriana. 
Durante a primeira noite da Semana Acadêmica os padrinhos batizam e traçam as capas dos afilhados. “Nós temos a capa que podemos usar de três formas: dobrada em cima do ombro, sobre as costas (como um casaco, por assim dizer) ou traçada. O traçado utiliza-se em situações mais solenes, como sinal de respeito. Nesse caso a ponta direita da capa sobe até o ombro esquerdo, ou seja, todo o corpo da pessoa fica tapado do pescoço para baixo” comenta a estudante. 
Na imagem vemos duas das formas de utilizar a capa citada por Adriana.
Para os que participam, a Serenata é um dos pontos mais emocionantes da vida acadêmica e se trata do momento mais sério das comemorações. Adriana Ribeiro resume a Semana Acadêmica como uma celebração que “trata mesmo de união, relembrar e comemorar tudo o que se passou durante a universidade”. 

A Semana Acadêmica continua até o dia 9 de abril. Veja a programação:

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*