Comunidade brasileira na Covilhã prepara piquenique de confraternização

Símbolos da culinária típica brasileira, para estrangeiros, o brigadeiro e a coxinha serão os pratos principais no Piquenique da Primavera. Evento organizado por empreendedores brasileiros para reunir a comunidade brasileira no Jardim Público da Covilhã. Ocorre no próximo sábado, dia 2, a partir das 15 horas, se não chover. 
A ideia do piquenique surgiu de dois estudantes brasileiros da UBI em parceria com uma doceira nascida no Brasil, mas que vive há oito anos em Portugal. Ronaldo Peres é gaúcho e está em Covilhã para estudar alguns semestres pelo programa de intercâmbio ERASMUS. No Brasil, morava em Pelotas e lá era dono de um bar onde tomou gosto por cozinhar e desenvolver sabores diferentes de coxinhas. “Quando cheguei aqui ouvi muitos brasileiros dizerem que tinham saudade de comer coxinha tomando uma cerveja. Foi quando eu disse que sabia como fazê-las, para surpresa de todos. Fiz e dei para um grupo de amigos experimentar. Todos gostaram e com esse resultado pensei: por que não reunir os brasileiros para comermos coxinha?” conta Ronaldo. 
Além das coxinhas, Ronaldo e Iran Barbosa, seu parceiro de produção, pensaram em oferecer brigadeiros também. Juntar os dois tipos de pratos que são quase uma unanimidade para o paladar brasileiro. Para oferecer os brigadeiros os dois contataram a doceira Beth Santos, dona da página Só Brigadeiro, que não só vende os doces para brasileiros, mas para portugueses em feiras que acontecem ao longo do ano na Covilhã. Nascida no Pará, Beth está há oito anos em Portugal e mora há três em Covilhã, onde vende doces desde 2014. 
Os três destacam que a ideia surgiu para reunir a comunidade brasileira, mas que os covilhanenses também serão bem-vindos. A página do evento no Facebook já conta com quase 60 pessoas confirmadas e mais de 60 que possuem interesse em participar. Os organizadores destacam que é necessário confirmar presença no evento através dessa página para que eles possam produzir doces e salgados em quantidade suficiente para degustação. “No piquenique nós vamos oferecer uma degustação, alguns doces e salgados por pessoa, por isso pedimos para que quem tiver interesse em participar também leve algo de casa, uma bebida ou algo do gênero, para que se caracterize como um piquenique mesmo” comenta Ronaldo. O número de coxinhas e brigadeiros gratuitos será limitado. 
Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*