UBI está com candidaturas abertas para vagas de mestrado e doutorado

  A partir desta segunda-feira, dia 14, a Universidade da Beira Interior (UBI) está com a primeira fase de candidaturas aberta para mestrado e doutorado. As inscrições ocorrem até o mês de junho e são oferecidas quase 5 mil vagas em 34 cursos conducentes ao grau de mestre e 345 vagas em 21 cursos ao grau de doutor. 
  De acordo com as normas da universidade, podem se candidatar para o mestrado e o doutorado aqueles que possuem grau de licenciado ou equivalente legal, nacional ou estrangeiro, e os que sejam detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional que ateste capacidade para a obtenção do grau. Podem ainda candidatar-se, embora de forma condicional, os finalistas que estejam em condições de terminar o seu curso no decorrer desse ano letivo. Em caso de aceitação no Mestrado, os estudantes deverão apresentar a certidão de conclusão de licenciatura até ao final do mês de julho, sob pena de ser anulada a matrícula e inscrição.

A candidatura é feita através de um sistema online no qual ocorre o preenchimento de um formulário e envio de documentos via upload. As aulas iniciam no mês de setembro.

VEJA AQUI O TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO

Os documentos devem ser digitalizados para realizar o upload, veja abaixo quais são os necessários:

MESTRADO
– Documento de identificação digitalizado (RG ou Passaporte).
– Curriculum vitae.
– Carta de curso ou diploma, ou Certidão de conclusão da graduação, com média final. (No caso de estudantes estrangeiros o documento deve possuir a apostilha de Haia ou ser visado pelo Consulado de Portugal no país onde o candidato obteve o grau. A UBI também aceita os documentos com o reconhecimento de firma em cartório).
– Histórico escolar da graduação (documento fornecido pela universidade com a descrição das disciplinas cursadas, carga horária e notas obtidas).

FAÇA SUA CANDIDATURA AOS MESTRADOS AQUI

DOUTORADO
– Documento de identificação digitalizado (RG ou Passaporte).
– Curriculum vitae.
– Carta de curso ou diploma, ou Certidão de conclusão do mestrado, com média final. (No caso de estudantes estrangeiros terão de possuir a apostilha de Haia ou ser visados pelo Consulado de Portugal no país onde o candidato obteve o grau. A UBI também aceita os documentos com o reconhecimento de firma em cartório).
– Carta de curso ou diploma, ou Certidão de conclusão da graduação, com média fina. (No caso de estudantes estrangeiros terão de possuir a apostilha de Haia ou ser visados pelo Consulado de Portugal no país onde o candidato obteve o grau. A UBI também aceita os documentos com o reconhecimento de firma em cartório).
– Histórico escolar da graduação (documento fornecido pela universidade com a descrição das disciplinas cursadas, carga horária e notas obtidas)

Sobre brasileirosnacovilha 213 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

8 Comentários

  1. Olá vocês poderiam me informar o que seria o "Certificado discriminativo das unidades curriculares e classificação"?

    E também observei que tem que fazer uma prova escrita e oral de Português. Os Brasileiros também necessitam fazer essa prova?

  2. Olá Romildo. O certificado discriminativo é o histórico escolar da universidade onde realizou sua graduação. É emitido pela universidade e deve constar as disciplinas cursadas, carga horária e notas obtidas. Já a prova oral e escrita é válida somente para alunos portugueses.

  3. Boa tarde!
    Gostaria de entender sobre o certificado de conclusão de curso, quando falam que eles deve p ser visado pelo Consulado de Portugal no país onde o candidato obteve o grau. O que seria exatamente isso? Eu posso apenas reconhecer firma no cartoria? Estou confusa quanto a este item. Desde já, agradeço.

  4. Olá Manuela, boa tarde! A exigência é a visa consular, mas dado ao tamanho do Brasil e as distâncias até um consulado, a UBI permitiu que a assinatura do diploma seja reconhecida em um cartório. Atente, é reconhecimento de firma e não autenticação de cópia 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*