UBI apresenta nova identidade visual e calendário de comemorações dos 30 anos

O Reitor da UBI, Prof António Fidalgo, abriu as comemorações
dos 30 anos da UBI. Foto: Fábio Giacomelli
A Universidade da Beira Interior deu, neste 1º de fevereiro, a largada para as comemorações dos 30 anos da instituição. O evento inaugural contou com a fala do reitor da Universidade, professor António Fidalgo, com a apresentação da nova identidade gráfica da UBI e com a divulgação do calendário comemorativo do 30º aniversário.
Saudando os presentes, o reitor António Fidalgo disse ser um prazer estar abrindo as comemorações do 30º aniversário ressaltando que a UBI é um caso de sucesso. Fidalgo ainda lembrou que a universidade é a única que não está numa capital de distrito e, com isso, vive de sua própria força. “É algo extraordinário. A UBI é hoje, indiscutivelmente, uma universidade robusta.” declarou.
Fazendo um contraponto histórico entre o lançamento da nova marca com as origens da Universidade da Beira Interior, Fidalgo disse que a instituição é muito mais do que sua imagem e isso é uma marca da UBI.  “Ser muito mais do que sua imagem. Isso foi o que sempre caracterizou a UBI. Mas isso faz de nós mais fortes. O ser é mais forte do que o parecer”, disse o reitor antes de citar um trecho do IX canto de Os Lusíadas, que fala “Melhor é, merecê-los sem os ter, Que possuí-los sem os merecer.”
Antes de passar a palavra ao Prof. Afonso Borges, responsável por apresentar a nova identidade visual da instituição, Fidalgo ainda disse que acredita em um futuro com esperança e mais confiança para a Universidade. 
Nova identidade visual da Universidade da Beira Interior
O professor e designer Afonso Borges foi quem explanou a conceituação da nova marca da UBI. Ele disse que ao longo de um ano ele e os colegas Luís Frias, Sara Velez e Sofia Rato trabalharam em cima de projetos até que o produto final fosse escolhido
“Queríamos passar a ideia que as pessoas tinham da universidade e da região”, disse Borges ao comentar que o ponto de partida foi fazer algo novo e não partir de algo que já existia, como o brasão da instituição. “O brasão segue como elemento central da Universidade, mas essa imagem mostra um lado novo da UBI”, ressaltou.
Ao apresentar a nova identidade visual, Borges afirmou que o grupo buscou referências nas montanhas, nas nuvens, no rio Zêzere e na névoa matinal da cidade da Covilhã e que ainda foram incluídos na arte a memória dos edifícios e a memória industrial da cidade.
Ao final da apresentação da nova identidade, a Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus, que é a mais antiga da Universidade fez uma breve apresentação aos presentes.

Calendário das comemorações do 30º aniversário da UBI

O último ato foi a apresentação do calendário oficial do 30º aniversário, feito pela Dra. Graça Castelo Branco, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da Universidade, que já conta com mais de 30 atividades agendadas. O calendário completo pode ser acessado aqui.

Confira aqui, mais fotos do lançamento da nova identidade visual.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*