Latada: um desfile dos cursos pelas ruas da cidade

Desde o ano passado, quando chegamos à Covilhã, nos falavam da Latada. No princípio, por termos perdido a edição de 2014. Depois, para não perdermos em 2015. A latada é um desfile dos cursos, pelas ruas da cidade, onde cada um deles desfila com uma espécie de carro alegórico, calouros e veteranos. A latada faz parte do trote. Ou praxe, como é chamada em Portugal.

Então, seguindo as recomendações, fomos acompanhar a Latada. E realmente é impressionante o engajamento dos acadêmicos em prol deste desfile. Coreografias, carros, alegorias, gritos de guerra. Tudo é visto e ouvido com o intuito de defender seu curso.

Neste ano, quem abriu a Latada, foram os estudantes internacionais. E as bandeiras brasileiras destacavam-se entre eles. Mas também era possível ver da Espanha, Turquia, Angola, Eslovênia, entre outros. O que comprova que a Universidade da Beira Interior virou, de vez, um polo plural e que integra as mais variadas nacionalidades.

De acordo com as autoridades policiais, mais de 3 mil pessoas saíram pelas ruas da Covilhã neste dia 21 de outubro. A ponto de partida foi a UBI, o de chegada, a Praça do Município, no Pelourinho. A organização ficou por conta da Associação Acadêmica, que contou com o apoio dos Bombeiros, do Hospital Cova da Beira e da Polícia, para atender emergências.

A festa se estendeu do início da tarde até a noite, finalizando com uma total integração entre os cursos no Pelourinho da Covilhã.

Veja fotos da Latada 2015, clicando aqui e o vídeo você pode ver abaixo, em nossa FanPage ou no canal do Youtube!

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*