domingo, 13 de setembro de 2015

Portugal possui um centro específico para resolver problemas de imigração: conheça o CNAI

Imagem: www.antoniomoutinho.eu 
Em posts anteriores do blog, comentamos sobre como fazer para conseguir o visto de estudante ou trabalhador em Portugal, também como adquirir o cartão de residente no país. Todas essas questões podem (ou deveriam poder) ser resolvidas no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mais próximo de você. No entanto, alguns brasileiros que chegam a Portugal como turistas, mas decidem permanecer no país , têm enfrentado dificuldades na regularização da sua situação junto ao SEF.

Conheça o CNAI

Se você se encaixa nesses casos, ou possui outro tipo de problema envolvendo a situação de ser imigrante, você pode procurar os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI), em Lisboa, no Porto e em Faro. No CNAI você encontra todos os serviços que o imigrante necessita como o próprio SEF, Segurança Social, Conservatória dos Registos Centrais (CRC), Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

Além disso, no CNAI você vai encontrar Gabinetes de Apoio ao Imigrante que oferecem serviços de apoio jurídico, apoio de reagrupamento familiar, apoio social, apoio ao emprego, apoio à habitação e apoio ao imigrante consumidor. Ou seja, se precisa de autorização para residir em Portugal, renovar o visto e até encontrar um emprego, o CNAI é a instituição mais indicada.

O CNAI ainda oferece uma linha telefônica de apoio ao imigrante (SOS Imigrante) que funciona de segunda-feira à sábado das 8h30min às 20h30min pelos números: (fixo) 808 257 257 ou (celular) 21 810 61 91. Através desses números você também pode agendar o atendimento em qualquer dos Gabinetes de Apoio do CNAI ou na ACT- Autoridade para as Condições do Trabalho.

Linha SOS Imigrante: 808 257 257 ou 21 810 61 91

Funciona de segunda a sexta-feira das 8h30min às 16h30min
Rua do Pinheiro, 9.
Telefone: 22 207 38 10
COMO CHEGAR:
Metrô: descer na Estação Trindade

Funciona de segunda a sexta-feira das 8h30min às 16h30min
Rua Álvaro Coutinho, 14
Telefone: 21 810 61 00
COMO CHEGAR:
Metrô: Linha verde- descer na Estação "Anjos" ou "Intendente"
Ônibus Carris: números 12, 30, 60, 708

Localizado na Loja do Cidadão,
Mercado Municipal, 1º Piso
Rua/ Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
E-mail: informacoes@cnai.acm.gov.pt

21 comentários:

  1. ola,bom dia ,gostaria de saber sobre a carta de condução ,preciso trocar a minha do brasil para a de portugal,mas ainda não peguei a minha autorização de residencia.em qual orgão devo ir para realizar a troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erlane! A Carta de Condução brasileira tem uma validade de 6 meses em Portugal. Depois disso, deve pegar um atestado de autenticidade dela no Consulado Brasileiro de Lisboa ou Porto e apresentá-la junto com um exame médico e um laudo psicológico no IMT, em Castelo Branco, solicitando a troca.

      Excluir
  2. Boa tarde chamo me fatima vivo em corroios tenho duas filhas menores e estão em são tomé
    Gostaria de saber quais são os documentos necessários para mandar chama las
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima! A documentação necessária, para brasileiros, nesse caso, é um comprovante que você dispõe de meios de subsistência para mantê-las em Portugal junto com você, comprovativo de residência, seguro saúde e certidão de nascimento atualizada com menos de 6 meses. Poderá ser exigido, ainda, uma autorização paterna para que elas vivam com você em Portugal.

      Excluir
  3. Boa tarde. Sou Brasileira turistavim visitar minha irmã (brasileira ) e meu ( cunhado ) que moram aqui há 20 anos.
    Eu gostaria de ficar mais tempo.
    Meu tempo de turista está vencendo 11/11, eu não gostaria de perder a passagem de volta que também vence dia 11/11.
    O que posso fazer.
    Tem algo de urgente que possa ser feito p que eu não fique ilegal? Também não perca passagem?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.

    Fiz marcação.no site so SEF.Recebi e-mail dizendo que minha manifestação foi aceita e que posso fazer o agendamento.Porém, ao escolher o postos para fazer a marcação para levar os.documentos, não há vagas.
    O que devo fazer? Isso é normal?

    Agradecida pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. Se você fez a marcação, não tem como escolher outro posto.
      Você fez o registro, então? Se sim, não é normal. Algum posto deve ser possível marcar.
      Qualquer coisa, tente entrar em contato com o SEF de Castelo Branco por telefone.

      Excluir
  5. Ola tbem me encontro com o mesmo problema! Tenho agendamento autorizado porem sem vaga!

    ResponderExcluir
  6. Ola noa tarde.tenho uma duvida estou em coimbra tenho o nif e a segurança social ja estou trabalhanfo e tambem ja gis a manifestaçao de entereçe no sef to á espera deles manda o email confirmando a marcaçao e minha duvida é minha esposa e meu filho estao nao brasil pra mim pode busca eles ou pra eles vierem sem ter problemas na entrada oque devo faze sendo k nao tenho ainda o titulo de residencia ...obrigado pela atençao o meu email é rodrigo.apt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo. Seus familiares, assim como todo brasileiro, tem direito a permanecer em Portugal por 6 meses sem visto. Como turista. Para que eles sejam legalizados, é necessário que você tenha o seu visto primeiro e depois entre com o pedido de reagrupamento familiar. Seus familiares podem já estar em Portugal, mas seu visto precisa sair dentro de 6 meses.

      Excluir
  7. Meu nome é Adílson Bispo dos Santos estou em Portugal a 7 meses trabalhando com contrato, mudei para Vila FRANCA de Xira a 2 meses e as unidades de saúde não estão me atender tanto a de Vila Franca como a de Alhandra eles dizem que tem que ter o número de Utente mas eu só tenho o Pb4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adilson. Para conseguir o número do utente basta ir a um Centro de Saúde com o seu PB4, passaporte e comprovante de residência, e pedir para fazer. Foi o que fizemos e agora temos o número, válido durante o mesmo período do PB4.

      Excluir
  8. Ola boa tarde,eu vim pra Portugal passando pela França,obtive o carimbo no passaporte somente lá,fui ao sef para obter o nif porém tive que agendar,e só tem vaga para final de março,será que consigo de alguma forma antecipar isso!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você deu entrada na União Europeia pela França, você tem até 6 meses desde sua entrada para ir ao SEF. Se estiver dentro desse período, talvez não haja problema. Como fazer para antecipar depende de cada delegação. Não sabemos informar.

      Excluir
  9. Eu e minha esposa vivemos em Portugal por quatro anos,tivemos uma filha neste período Após um ano retornamos ao Brasil. Gostaríamos de retornar à Portugal, minha filha nos dá algum direito de visto para trabalho ou residir em Portugal?
    Obs:ela nasceu no hospital Amadora Cintra é registrada conservatório de Cintra,região em moravamos
    Rodnei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodnei! Estivemos olhando a Lei de Nacionalidade Portuguesa, e pelo que ela refere "Menores, à face da lei portuguesa, nascidos no território português, filhos de estrangeiros em que no momento do pedido, um dos progenitores aqui resida legalmente, há pelo menos cinco anos;". Como vocês só residiram aqui por 4 anos antes dela nascer e ela foi para o Brasil com 1 ano, ela não é considerada cidadã portuguesa. A não ser que tenham dado a vocês um passaporte português para ela. Aí vocês poderiam solicitar a Nacionalidade Portuguesa Ascendente. Isso foi o que compreendemos, talvez se vocês entrarem em contato diretamento com O SEF ou o Alto Comissário Para Migrações (https://www.acm.gov.pt) eles possam ajudar mais. A informação acima está disponível em https://www.acm.gov.pt/pt/-/como-adquirir-nacionalidade-portuguesa-por-naturalizacao-

      Excluir
  10. Olá,boa noite. Eu cheguei em Portugal no dia 6 de fevereiro,a minha entrada foi por amisterdan.porém não consegui ligar para o sef no periodo dos três dias,quando consegui ligar ele marcaram para dar o carimbo no dia 6 de agosto.analisando essa data eu estarei completando os 180 dias de Turismo.como proceder para me organizar em manifesta interece? Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não saberia te posicionar sobre esse caso. Mas você pode comprovar a entrada se ficou hospedada em algum hotel ou hostel. Pois eles são obrigados a repassar ao SEF a lista de estrangeiros que ficam no país.

      Excluir
  11. Olá tenho dois pedidos de documentos para o sef preciso saber será que eu consiga esses documentos o primeiro é comprovativo da situação invocada,o segundo é exposição para início de procedimento oficioso aguardo uma resposta obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não temos conhecimento acerca de nenhum desses documentos. Para evitar que passemos alguma informação errada, recomendo que visite o Portal do Imigrante

      Excluir
  12. Ola boa tarde eu sou angolana to gravida de 6 messes vivo ca ja dois anos e vivo com o meu marido portugues agente ja tem toda a papelada para a casarmos ja foi ao sef e la deu serto foi fazer a marcação para no registro civil de sao bras de Alportel mais estao a dar muitas voltas e o sef so esta a espera da sertidao de casamento que o registro civil ta a dificultar gostaria ter uma ajuda vossa

    ResponderExcluir