Costumes acadêmicos em Portugal: Benção das Pastas dos finalistas da UBI

Bispo da Guarda abençoa Pastas dos finalista.
 Foto: Fábio Giacomelli
Neste sábado pela manhã, dia 23, ocorreu a celebração de Benção das Pastas dos alunos finalistas da Universidade da Beira Interior (UBI). O amplo Complexo Desportivo da Covilhã foi transformado pela presença dos 800 alunos que encerram seus cursos no primeiro semestre de 2015.

Enquanto milhares de famílias aguardavam ansiosos por seus formandos no Complexo Desportivo, os alunos, em seus últimos momentos como estudantes de graduação, preparavam as pastas na Faculdade de Ciência da Saúde, onde se concentraram antes da celebração.

Instantes antes da fala do Bispo da Guarda, Manuel Felício, os finalistas chegam ao local vestidos com os tradicionais trajes acadêmicos, com as pastas em mãos, para emoção dos mais de cinco mil familiares que os aguardavam. Pastas adornadas com fitas das cores de cada curso, fitas essas com dedicatórias de amigos e familiares desejando sucesso na nova fase, dessa vez como profissionais.

De acordo com o reitor da UBI, António Fidalgo, “o dia da bênção das pastas é um dia de alegria, pelo curso tirado, e também um dia de esperança e de confiança em relação à vida profissional que se segue. Mas é também um dia de reflexão sobre a universidade, sobre o papel dos professores, sobre os cursos e sua ligação e adequação ao mercado de trabalho, sobre a formação acadêmica e até sobre a própria vida.”

A celebração, as pastas e as fitas

Acadêmicos em trajes típicos.
A Benção das Pastas, Benção das Fitas ou Benção dos Finalistas, é considerada um dos pontos altos dos festejos acadêmicos e consiste numa celebração que tem como objetivo assinalar o final do curso e abençoar o futuro profissional. 
Trata-se de uma missa católica em espaço aberto para todos os finalistas (católicos ou não). As Fitas dos Finalistas têm origem nas fitas que costumavam ser utilizadas para “abotoar” a Pasta da Praxe. 
Tornaram-se mais largas e compridas com o intuito de serem assinadas por colegas e amigos. Atualmente os finalistas possuem oito fitas junto às pastas, fitas simples e lisas na cor da faculdade/curso.

Confira aqui, o álbum de fotos da celebração.

Sobre brasileirosnacovilha 250 artigos
Blog de informações sobre a Covilhã e Portugal, especialmente para brasileiros que desejam informar-se sobre estudos, trabalhos e vida em terras lusas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*