Quem somos



O blog Brasileiros na Covilhã surge a partir da necessidade de se agrupar respostas para dúvidas pontuais dos brasileiros que escolhem a cidade da Covilhã para um período de estudos, trabalho ou moradia. Todo conteúdo publicado aqui, está baseado em situações empíricas, vividas pelos administradores do blog ou por colaboradores. A responsabilidade do blog está a cargo dos jornalistas Fábio Giacomelli e Tâmela Grafolin.

O objetivo do Brasileiros na Covilhã é ser um espaço democrático para discussões de temas que envolvem diretamente essa temática central que denomina o espaço. Dúvidas acerca de documentação, formas de inscrição da Universidade da Beira Interior, solicitação ou renovação de vistos, atendimentos médicos estarão juntos de dicas do blog e tutoriais para facilitar o processo de vinda até a cidade.

Se você não encontrou a resposta da sua questão nas Dúvidas Frequentes, contate-nos pelo Facebook ou pelo e-mail contato@brasileirosnacovilha.com e siga-nos no o Instagram e em nosso canal do Youtube.

Sejam bem-vindos!



25 comentários:

  1. Olá amigos, fiquei impressionada com seu blog e foi decisivo na escolha da faculdade pela minha filha ,mas ainda temos algumas dúvidas , será que podemos contar com uma ajudinha?então vamos lá:
    A Fernanda quer fazer arquitetura , mas não conseguiu entender se o curso adequado e pare ido com o que temos no Brasil é o chamado mestrado integrado, pois essa nomenclatura é muito diferente da nossa.
    Qual é o termo similar aos nossos do que seria a graduação?
    Qual o curso mais parecido com o da grade de arquitetura brasileira?
    Muito obrigada, desde já, visitaremos Covilhã na próxima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisés, tudo bem?
      Mestrado integrado é a graduação, só significa que ela já sai habilitada, além do grau de bacharel, com o grau de mestre. São 5 anos de graduação e ela já sai qualificada com mestrado em Arquitetura.

      Qualquer coisa, volte a escrever!

      Abraços

      Excluir
  2. Olá pessoal, gostaria de algumas informações para quem tem cidadania portuguesa e está concluindo o ensino médio no Brasil. Tenho que validar meu ensino médio via consulado, certo!? Mas sempre é necessário fazer os exames de ingresso para entrar na UBI ou existe algum acordo, convênio ou validação do enem como exame de ingresso p cidadão português no exterior? Desde já obrigado!!! Guilherme - Porto Alegre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme! Com cidadania, você pode concorrer as provas do Exame nacional Português e assim pagaria mensalidade com valor português. Outra forma é ingressar pelo ENEM e pagar o valor de estudante internacional.

      Excluir
    2. Olá, boa tarde!
      Então, existe diferença no valor das mensalidades para estudante internacional e Português?
      Vi que os valores da propina é de 1037,20€ podendo ser pagos em até 10x. Esse valor aplica-se a estudantes internacionais, certo?

      Obrigada
      Flávia - São Paulo

      Excluir
  3. OLá o meu nome é Miguel,
    Sou covilhanense e vivo em Goiânia Brasil,

    Achei muito interessante o vosso blogue. Feiicidades.

    ResponderExcluir
  4. OLá o meu nome é Miguel,
    Sou covilhanense e vivo em Goiânia Brasil,

    Achei muito interessante o vosso blogue. Feiicidades.

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha filha está interessada no curso de medicina.Gostaria de saber se em algumas dessas universidades em que é possível entrar pelo ENEM, ministram esse curso. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra. Juscelina, bom dia!
      Portugal não aceita alunos estrangeiros em seus cursos de Medicina. Somente quem já está matriculado em uma universidade no Brasil pode vir cursar até 1 ano aqui.
      Att

      Excluir
  6. OLA, PESQUISANDO AQUI NA NET ENCONTREI O BLOG DE VOCÊS, FIQUEI FELIZ! BEM, ESTOU NO ULTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO E PENSANDO MUITO EM FAZER UMA PÓS EM PORTUGAL. VOCÊS TEM DICAS DE UNIVERSIDADES E PREÇOS? TENHO UMA IRMA QUE MORA EM AVEIROS,,ISSO FACILITA MUITO PRA MIM! EM FIM, GOSTARIA QUE VOCÊS PUDESSEM ME DAR MAIORES INFORMAÇÕES OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Podemos te falar apenas a respeito da UBI, que fica aqui na Covilhã e tem mestrados ao custo de 1037 Euros por ano. Aveiro é uma cidade mais ao norte e que também tem universidade. Att

      Excluir
  7. Boa noite! Meu filho quer cursar medicina em Portugal, qual seria o método de avaliação, o Enem ou outra prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não são aceitos estudantes estrangeiros nos cursos de medicina em Portugal.

      Excluir
  8. Boa noite!

    Preciso mais uma vez do auxílio de vocês.
    Fui aceita no mestrado da UBI e agora vou fazer a matrícula, mas estou muito confusa com as informações. Para fazer a matrícula vou ter que enviar o cartão de contribuinte. Como tiro esse cartão ? Fiquei na dúvida, tenho que fazer ou não uma prova de português escrita e oral? Os documentos da matrícula eu entrego na faculdade antes das aulas começarem ? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Cartão do contribuinte é um documento português, semelhante ao nosso CPF. Por óbvio, você não o tem. Vais tirar quando estiveres aqui, somente. Não há mais provas. Essa prova é somente para quem vem de um país que não fala português. Quanto aos documentos, você entrega nos Serviços Acadêmicos antes das aulas, sim!

      Excluir
  9. Olá tudo bem? Sou o Luiz Fernando.
    Pretendo cursar pós-doc na UBI, inclusive já estou encaminhando tudo para que isso aconteça. Já tenho orientadora etc. Mas gostaria de saber:
    1) Pós doc (ciências sociais) também é pago? Se é pago quanto é a propina anual?
    2) Para alunos de pós-doc a universidade também oferece moradia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Fernando! Eu não saberia te dizer como funciona o pós-doc quanto a propinas. No que tange a residências, há uma oferta para pesquisadores, a Residência dos Docentes, que pertence a Reitoria e você pode alugar pelo período de estudos. O contato para tirar dúvidas do pós-doc pode fazer no vrensino@ubi.pt enquanto o da residência pode ser no grp@ubi.pt

      Excluir
  10. Olá pessoal, eu e meu marido já somos formados a muito tempo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Eu sou graduada em Letras e ele em Letras e Comunicação Social-radialismo. Nós dois atualmente atuamos na área da comunicação, pois temos uma pequena agência de notícias. Meu marido é aposentado pela Polícia Rodoviária Federal, temos dois filhos de 9 e 5 anos. Pensamos em fazer mestrado em Jornalismo e como falo inglês penso ser possível pra mim também Relações Internacionais. Acham possível a experiência de irmos a família toda? Nós dois faríamos mestrado e nossos filhos podem frequentar escolas públicas? Por estarmos muito tempo sem estudar teríamos muita dificuldade na admissão? E o clima? o inverno é muito rigoroso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Envie-nos um e-mail para contato@brasileirosnacovilha.com ou uma mensagem no Facebook que lhe passamos as dicas :)

      Excluir
  11. Boa noite! Meu filho se inscreveu na UBI para o curso de Ciência Biomédicas pelo ENEM, mas não consigo encontrar quando sai o resultado pra saber se foi aceito. Poderia me responder quando ele receberá o e-mail sendo ou não aceito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone! O resultado saiu no dia 6.
      Está publicado em nossa página no Facebook e ele já deve ter sido contactado pela UBI, certo?

      Excluir
  12. Olá pessoal, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Bem organizado e informativo.

    Eu tenho uma dúvida em relação à diversidade LGBT na cidade de Covilhã. Existem algum grupo de diversidade e/ou afim promovido pela Universidade?

    Eu estou indo para Portugal no próximo semestre, 2018/01, porém, estou em dúvida em o Porto e Covilhã em função dessa questão voltada à diversidade.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A diversidade LGBT ainda é um tema pouco discutido em Portugal de uma forma geral. Em Covilhã a UBI possui um grupo que realiza eventos e discute questões de gênero, o UBIgual (http://www.ubi.pt/Noticia/5618). O grupo Coolabora também realiza um bom trabalho sobre o tema. (http://www.coolabora.pt/index.php). Como mencionamos, são trabalhos iniciais.
      Att

      Excluir