Dúvidas Frequentes

VISTO PRÉ-VIAGEM:
Mesmo que um acordo entre Brasil e Portugal permita estadias de até 90 dias por motivações turísticas, se você escolher Portugal com o intuito de estudar ou trabalhar o visto é obrigatório. E você deve fazê-lo ainda no Brasil. Confira os documentos mais solicitados pelos consulados clicando aqui.

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA E RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO:
Mesmo que o Visto tenha validade de 120 dias, se você não fez a imigração em Lisboa ou no Porto, tendo entrado, portanto, primeiramente, em outra cidade europeia, precisa se dirigir, num prazo de até três dias, até o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), na cidade de Castelo Branco para dar o aviso de chegada e, se quiser aproveitar a viagem, renovar o visto de residente por um ano. Confira como fazer, clicando aqui.

COM VISTO DE ESTUDANTE, POSSO TRABALHAR EM PORTUGAL?
Trabalhar enquanto cursa graduação, mestrado e doutorado em Portugal? Confira aqui o que diz a lei portuguesa.

APOSTILA DE HAIA
Desde 2016, o Brasil aderiu a Convenção de Haia. Documentos para candidaturas em Universidades, agora precisam passar por esse reconhecimento. Confira aqui.

NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF):
Uma espécie de "CPF" português. Necessário para abrir contas bancárias, receber as faturas do alojamento e contratar serviços como celular, internet ou TV por assinatura. Confira aqui.

CONHEÇA A COVILHÃ:
Conheça, neste vídeo, um pouco da cidade da Covilhã, como chegar até aqui de Lisboa ou do Porto e ainda veja informações úteis acerca da Universidade da Beira Interior

HOSPEDAGENS TEMPORÁRIAS NA COVILHÃ:
Conheça alguns dos hotéis disponíveis na cidade, assim como valor da diária e links para sites onde pode efetuar a reserva. Confira aqui.

OPÇÕES PARA PROCURAR MORADIA NA COVILHÃ
Neste post colocamos algumas opções de contatos de moradias alternativas aos brasileiros que não pretendem concorrer às residências universitárias. E nesta publicação você pode encontrar opções de hospedagens temporárias como hotéis e hostels.

QUANTO CUSTA VIVER E ESTUDAR NA COVILHÃ:
Uma das maiores dúvidas dos brasileiros que querem estudar na UBI é o gasto mensal. Neste post nós apresentamos uma média de gasto, para que você possa fazer seus cálculos. Confira aqui.

ATENDIMENTO MÉDICO PARA ESTRANGEIROS:
Neste post você confere as opções de atendimento médico na UBI e como consultar no Hospital. Também explicamos como fazer o Número do Utente. Confira aqui.

SUPERMERCADOS E MERCADO MUNICIPAL: 
Nesta dica do blog você confere onde fazer as compras do dia-a-dia e também a opção do Mercado Público Municipal. Para acessar, clique aqui

TELEFONIA MÓVEL:
Neste post, apresentamos as opções de operadoras de celular. Veja aqui


86 comentários:

  1. Olá!
    Eu sou brasileiro e queria saber se a universidade oferece algum desconto para alunos que egressão com a nota do Enem. Caso exista algum desconto ou uma bolsa que os ajude, por obsequio, vocês poderiam fazer um post detalhado?!
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas! A UBI, por ter uma das menores mensalidades de Portugal, não tem descontos ou bolsas para alunos brasileiros.

      Excluir
    2. Também tenho uma dúvida em relação a Bolsa de estudos, pois no link que segue diz que vocês tinham bolsas para alguns cursos no ano 2015/16:

      http://brasil.ubi.pt/pag/mensalidadesebolsas/

      Gostaria de saber se essa informação é correta e se há possibilidade de abrir bolsas para novos cursos no ano 2016/17.

      Excluir
    3. Olá Fernanda! Esse número de bolsas é para todos os alunos. Há possibilidade, sim, de concorrer a elas. Porém, você vai precisar de um certificado de igualdade, que iguala seus direitos com o dos portugueses, permitindo que você concorra a essas bolsas. Antecipo que, para ficar pronto, esse certificado leva uns 6 meses.

      Att

      Excluir
    4. Aproveitando a pergunta, como consigo esse certificado ?? no Brasil mesmo consigo tirar ou somente em Portugal?

      Excluir
    5. Aproveitando a pergunta, como consigo esse certificado ?? no Brasil mesmo consigo tirar ou somente em Portugal?

      Excluir
    6. Olá Caroline. Somente aqui em Portugal

      Excluir
  2. Olá, eu estive pesquisando e pude ver que a UBI aceita a nota do ENEM, mas não estou sabendo como utilizar essa nota, não estou sabendo como me candidatar, por favor espero que você possam me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, tudo bem? Funciona assim... quando as candidaturas abrem, você deve fazê-la, com a documentação pedida. Nestes docs, incluí a nota do ENEM. Neste momento ela não está aberta. Os cursos e a divisão de provas avaliadas, você pode conferir acessando este link >> http://brasil.ubi.pt/pag/cursosdegraduaoeprovas/

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber se dá pra fazer mestrado na UBI e trabalhar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura! Você precisa de autorização do SEF para exercer atividade remunerada.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olá estou pesquisando sobre as possibilidades de realizar o doutorado na UBI, gostaria se saber se existe bolsa de estudos para Doutoramento ( em Educação) na Instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thays! Há uma bolsa por ano, no valor de 750 euros mensais de uma parceira da UBI com o Santander Portugal e também as bolsas da CAPES e CNPq que você pode obter para cursar o doutorado aqui.

      Excluir
  5. Estou interessada em cursar doutoramento na referida universidade na área de Ergonomia ou correlata. Há possibilidade de trocar informações com algum estudante dessa área? Grata. Claudia Ollay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia! Não conhecemos ninguém dessa área para te indicar. Recomendo que escreva para s.academicos@ubi.pt para que eles possam te indicar alguém para trocares informações :)

      Excluir
  6. Olá! Minha filha recebeu o aceite da UBI e vai cursar Psico, inicialmente vai tentar vaga no alojamento da Universidade. Duvidas quanto a roupa de cama, banho, se é necessario ter a propria e tb se é necessario roupa especial para o frio. Moramos no sul do Brasil, temperatura de inverno 5 C, mas não para neve. Casacos especiais aqui custam na média R$600,00. Encontramos melhor preço ai?

    ResponderExcluir
  7. Olá Nobre! Se ela ficar no alojamento, não precisa roupa de cama e banho. A Universidade oferece e faz a troca das mesmas uma vez por semana. Também somos do sul e posse te garantir que o frio é um tanto maior. Talvez por ele ser mais seco, as sensação de frio é maior. Certamente encontram casacos com preços melhores, aqui. Com 50 Euros (200 reais) se faz uma compra de um belo casaco de frio.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Acabei de fazer minha inscrição para mestrado. Como funciona o processo seletivo? Terei que ir na universidade fazer entrevista ou levar os documentos originais ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! O processo seletivo funciona assim: através da documentação que você fez o upload, devidamente visada no Consulado ou com as firmas reconhecidas em cartório, será feito uma média ponderada. Essa média, do seu curriculo + histórico acadêmico dará a você a aprovação ou não. Os documentos originais você só traz em caso de aprovação antes de iniciar seus estudos.

      Excluir
  9. Muito obrigada, meu nome é Patrícia. Com certeza iremos precisar muito da ajuda de vocês, nós pais e principalmente ela, já que é uma experiência nova em nossas vidas. Estarei sempre ligada nas dicas de vocês. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia! Conte conosco para o que for preciso.
      :)

      Excluir
  10. Olá, gostaria de saber se a UBI oferece alojamentos para estudantes brasileiros e se tem outras despesas além mensalidade anual de 1 037€.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A UBI tem uma gama de residências e você pode candidatar-se a elas. O pagamento é feito a parte do valor da anuidade. E 1037 Euros é o valor dos mestrados. Graduação tem um valor, para brasileiros, de 3 mil Euros anuais.

      Excluir
  11. Olá, gostaria de saber se com o visto de estudante é possível comprar um veículo e circular com ele legalmente em Portugal e quais são as dificuldades que encontrarei para conseguir um trabalho.
    Att,
    Rogério Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério! O visto de estudante não permite trabalho. Você, se por acaso conseguir algum que não bata com seus horários de aula, pode pedir uma autorização extra para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para exercer essa atividade. Quanto ao veículo, pode adquirir e circular sem problemas. O que você precisa é já vir do Brasil de porte de uma PDI (Permissão de Direção Internacional) que pode ser tirada nos Detrans.

      Excluir
    2. Boa noite, no caso de visto de residência como estuda te a minha esposa pode me acompanhar com os mesmos direitos que os meus pelo tempo que eu estiver lá ou há outro procedimento nesse caso?

      Excluir
    3. Boa noite, no caso de visto de residência como estuda te a minha esposa pode me acompanhar com os mesmos direitos que os meus pelo tempo que eu estiver lá ou há outro procedimento nesse caso?

      Excluir
    4. Olá, boa noite! A sua esposa pode lhe acompanhar sim. Quando vocês chegarem aqui, precisam ir até o SEF solicitar o visto dela como agregado familiar a partir do seu visto de estudante. Para isso, devem trazer a certidão original de casamento, reconhecida pela Consulado de Portugal no Brasil.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Quero parabeniza-los Fábio e Tâmela, pela iniciativa em criar um blog como este... Tem nos ajudado muito mesmo! Continuem assim, sempre prestativos, solícitos e dispostos à ajudar ao próximo. Deus os abençoe ricamente.

    Obrigada.

    Paula (mãe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula e Diandre,
      Obrigado pelas palavras! Tentamos ajudar da melhor forma.

      Att
      Fábio e Tâmela

      Excluir
  14. É possivel com seguir autorização do SEF pra trabalhar com o visto de estudante ?? no caso provando que não atrapalha os estudos e que tem necessidade para pagar a faculdade. Você conhece alguem nessa situação ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza. Em relação a graduação, não é possível. A nível de mestrado, se conseguires um emprego formal, com contrato e fora do horário de aulas, o SEF pode aceitar. Não conhecemos ninguém que tenha contrato de trabalho com visto de estudante, por aqui.

      Excluir
  15. Olá! Não encontrei informações sobre avaliação da universidade. Gostaria de saber como ela está no ranking das melhores universidades da europa. Existem algum lugar onde eu possa consultar? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sabemos se tem algum ranking destes. Porém, acerca das universidades portuguesas já publicamos aqui. A UBI é uma das 10 melhores instituições. E, por experiência própria, posso te garantir ser uma excelente instituição.

      Excluir
  16. Olá! Não encontrei informações sobre avaliação da universidade. Gostaria de saber como ela está no ranking das melhores universidades da europa. Existem algum lugar onde eu possa consultar? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!

    Quando começa às aulas para o curso de mestrado? Não consegui achar no site da UBI. Temos que chegar com quanto tempo de antecedência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! As aulas, conforme calendário acadêmico publicado no site da UBI, começam no dia 19 de setembro. Você não precisa ter pressa para chegar, deve ter atenção ao visto e vir com ele todo certo. O ideal é estar aqui dois ou três dias antes para se ambientar a cidade e ao seu polo da Universidade.

      Excluir
  18. Olá! Vi em comentários anteriores que não é possível conseguir autorização do SEF para trabalho sendo aluno de graduação.
    No meu caso, tenho valor suficiente para pagar somente o primeiro ano de estudos. Desta forma, precisaria trabalhar para custear os anos restantes.
    Existe alguma possibilidade? Trabalho informal (como babysitter, trabalho em casa de familia ou outros)?
    Ou essa opção não é possível de maneira alguma (trabalhar e estudar, como é comum em outros países)? Sendo assim o estudante deve chegar em Portugal com condições de custear todo o período de estudos?
    Desculpe a quantidade de perguntas, mas acredito que elas serão esclarecedoras não só para mim, como para muitos que passam por aqui!
    Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
  19. Olá Priscila!

    O visto para graduação não permite trabalho. E o trabalho informal é ilegal, perante aos regimentos governamentais. Você pode conseguir algum posto de trabalho dessa forma, mas pode ter seu visto anulado e ser deportada caso o SEF descubra. O que você pode é chegar aqui e encaminhar o Estatuto de Igualdade Brasil x Portugal. Assim você se igualaria a um português e poderia trabalhar.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite! Após efetuar a matrícula a universidade envia algum comprovante falando sobre a aceitação, duração do curso? Preciso dessas informações para conseguir o visto.
    É a relação dos documentos que preciso enviar para entregar na faculdade, são somente o que enviei digitalizados na hora da inscrição ? Desculpem as perguntas mas achei o site um pouco difícil de achar todas as informações. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda. Os documentos obrigatórios estão especificados no edital de candidatura. De fácil acesso no site da Universidade. Você não precisa enviá-los. Podes entregá-los diretamente aqui quando chegas, antes de assistir a primeira aula. Quanto ao comprovante, em torno de 7 dias depois da matrícula, é enviada uma carta de aceite, comprovando sua matrícula na instituição.

      Excluir
  21. Olá!
    Eu gostaria de saber se com o visto de estudante é possível conseguir algum tipo de trabalho para poder ajudar no pagamento das despesas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e também como é pago a anuidade da universidade

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Nycollas! Não é possível trabalhar. Em uma das nossas últimas postagens explicamos o assunto. O pagamento do curso é feito em dinheiro, diretamente no Balcão dos Serviços Acadêmicos ou via multibanco.

      Excluir
  22. Boa noite!
    Obrigada pelas respostas....

    Uma dúvida em relação ao visto... O comprovante de renda pode ser extrato bancário ? Existe um valor mínimo para ser comprovado no consulado? Eu declaro imposto de renda e tenho contra cheque, mas conseguindo o visto vou pedir demissão para ir ficar esse período em Portugal.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! O melhor como comprovante de renda é levar o contracheque dos últimos 3 meses e a declaração de imposto de renda mais atual que tiver

      Excluir
  23. Olá Fábio, tudo bem? Por gentileza, sabes me informar como faço para interesse de alojamento? Como, quando e onde devo fazer a candidatura? Pq na página solicitam login e senha do usuário. Obrigada.

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula e Diandre! O alojamento você pode contatar a Sra. Filomena, diretamente, pelo aloja@ubi.pt para que ela lhe passe informações mais precisas. Mas o usuário e senha é o número de aluno, fornecido pós matrícula e a senha deve ser o passaporte ou o número da identidade.

      Excluir
  24. Oie, eu novamente!😊 Os idosos tem gratuidade em autocarro ou descontos em bilhetes? Como funciona os coletivos em PT para idosos acima de 65 anos.
    outra duvida, qto as bagagens para embarcar no autocarro, como são as regras de acomodações?
    obg

    ResponderExcluir
  25. Olá Paula e Diandre. Creio que não exista gratuidade para idosos aqui. As bagagens é da mesma forma do Brasil. Despachadas na parte inferior do veículo.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,
    As aulas da graduação (licenciatura) começam dia 12 de setembro, e o passaporte da minha filha somente fica pronto dia 06 de setembro. Você acha que há tempo hábil para retirar o visto de estudante aqui no consulado do Rio de Janeiro, ou seria melhor ela entrar na imigração portuguesa com visto de turista e depois trocar o visto para de estudante aí? Isto poderia ser feito em Covilhã ou perto daí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! O mais prudente é aguardar o visto. Ela não terá perdas se chegar uns dias atrasada. Não viagem com visto de turista pois o SEF não altera aqui, depois. O melhor é aguardar e chegar uns dias mais tarde. Até porque as duas primeiras semanas são de apresentação do calendário, da estrutura física da universidade, professores e coisas assim. Portanto, ela não terá perdas e o melhor é viajar já segurada do visto.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. ola, eu estou cursando o segundo do ensino médio e não entendi muito bem como funciona a entrada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Damaris! O ingresso é via ENEM. Você faz o ENEM no terceiro ano e submete,quando estiver em época de candidatura, suas notas do ENEM mais o comprovante de conclusão do Ensino Médio em uma plataforma online e se candidata aos cursos da UBI, exceto Medicina que é proibido para estrangeiros.

      Excluir
  30. Parabéns pelo Blog!
    Gostaria de saber como é a vida em Covilhã : segurança pública, se há escolas bilingues para o primeiro ciclo, enfim como é viver aí com filhos pequenos?
    Desde já, muito obrigado
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! Segurança é um fator a não se preocupar na Covilhã. A cidade é extremamente segura. Quanto a escolas bilingues, não saberia te dizer se existem, mas vamos dar uma pesquisada. É um excelente local para viver com filhos pequenos, pois há parques, cinemas, teatro, a cidade é muito calma e bonita.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção.

      Eu e minha família iremos visitar Portugal por 20 dias no final do ano.
      Estamos escolhendo uma cidade para morarmos.
      Caso tenha mais informações sobre escolas bilingues e etc, agradeço.
      Um forte abraço

      Excluir
    3. Olá Ricardo! Que conhecemos, posso te falar apenas do Colégio Astoria, em Lisboa. Mais informações você pode consultar em > http://colegioeuropeu-astoria.com/pt-pt/ensino-bilingue/colegio-ingles-em-lisboa

      Excluir
  31. Olá a todos. Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo site. Muito esclarecedor. Sou estudante do terceiro ano de Medicina no Rio de Janeiro e sou casado com uma cidadã Portuguesa que deseja regressar à Portugal. Gostaria de saber se é possível fazer uma transferência do meu curso e se alguém sabe como devo proceder?

    ResponderExcluir
  32. Vale apena me candidatar agora na 4ª fase? eu nem tenho passaporte ainda, e vi uns vídeos que parece q pedem para candidatura só que no site fala que um CPF brasileiro já vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathan! Acho que já conversamos pelo Facebook, né? Qualquer outra dúvida, não hesite em contactar!

      Excluir
  33. Ola gostaria de saber como tirar o certificado de igualdade em portugal algum site que mostre os documentos necessários e se todo brasileiro pode tira-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Sim, todo brasileiros pode tirar. Você pode consultar as informações em: https://www.portaldocidadao.pt/web/servico-de-estrangeiros-e-fronteiras/cidadao-brasileiro-estatuto-de-igualdade-de-direitos-e-deveres

      Excluir
  34. Olá! Caso eu deseje trabalhar devo trocar meu visto de estudante por uma outra modalidade de visto? Existe essa possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só pode pedir uma troca de visto ao fim do período de estudos, tendo em vista que o visto inicial foi para estudar.

      Excluir
  35. Olá, me tire uma dúvida por favor: o certificado de igualdade pode ser tirado no Brasil ou tem que ser em Portugal? quais os documentos necessários para requerer?
    Obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera! Você só pode tirá-lo em Portugal, após ter em mãos seu cartão de residente. A documentação, direitos e deveres podem ser consultados em https://www.portaldocidadao.pt/web/servico-de-estrangeiros-e-fronteiras/cidadao-brasileiro-estatuto-de-igualdade-de-direitos-e-deveres

      Excluir
  36. Olá, me chamo José Jullian e queria saber se a UBI oferece algum tipo de bolsa de estudos para o mestrado.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  37. Olá, não vi no site da ubi se existe nota mínima para se candidatar, por exemplo na universidade de Coimbra é preciso ter nota 120 no mínimo. Na ubi tbm tem? E na opinião de vcs eu consigo ser aprovado com uma nota 120?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A nota mínima na UBI é 100 pontos da média portuguesa (500 na nota do Enem no Brasil). Com uma nota na escala portuguesa de 120 pontos, dependeria da concorrência para ser ou não aprovada

      Excluir
  38. Caso o grau de doutor tenha sido conferido por instituição
    de ensino superior estrangeira ( Brasil), o mesmo tem de estar reconhecido em
    Portugal. Como posso fazer isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lusara! No site da DGES, que é quem faz esse reconhecimento, você pode encontrar as formas de fazê-lo :)

      Excluir
  39. Boa tarde!

    Estudo Química aqui no Brasil e farei intercâmbio na UBI durante 6 meses. Minha universidade daqui do Brasil já enviou minha documentação. Quanto tempo a UBI leverá para enviar a carta de aceite?
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso o melhor é você enviar um e-mail para inter@ubi.pt e solicitar a carta o quanto antes para dar entrada no pedido de visto :)

      Excluir
  40. Olá, me chamo Katia
    Estou me candidatando só doutoramento em educação.
    Gostaria de saber sobre a carta de intenção.
    Tenho visto modelos muito básicos, diretos.
    Diferentes dos memoriais do Brasil.

    Outra questão seria sobre alojamento pra família nas dependências da Universidade.
    É possível, casal com dois filhos de 6 anos?
    É o modelo do currículo, tem deve ser o europass ou o Lattes é aceito.
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Katia! Se você deseja se candidatar ao doutorado, até onde sabemos não era solicitado Carta de Intenção, por isso não sabemos auxiliar nesse assunto. Sobre o alojamento nas residências da universidade, sim é possível alojar toda a família. A UBI possui vários tipos de alojamento, mas você precisa verificar se ainda há vagas disponíveis através do e-mail grp@ubi.pt

      Excluir
  41. Vi no site da UBI Brasil que existem bolsas de incentivo para as melhores notas pelo Enem e na parte de acadêmicos, vi resultados de bolsa de incentivo com nomes de brasileiros, gostaria de saber como faço pra me candidatar a essas bolsas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick! Essas bolsas são apenas para o pós-matrícula. Mais informações acerca delas você pode obter com o inter@ubi.pt

      Excluir
  42. Olá, eu pretendo fazer licenciatura na UBI, mas pretendo trabalhar ai também, para complementar minha e renda e ajudar nos meus gastos durante o curso, é muito difícil conseguir trabalho sendo Brasileiro ?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, me chamo Marcos Alvarez,e estou indo para Covilhã a estudos, e agora gostaria de saber onde posso encontrar quartos e pessoas afim de "rachar" um apartamento!

    Atenciosamente,
    Marcos Alvarez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos! Aqui no blogue nós fizemos um post sobre isso. A UBI possui residências universitárias e além disso, disponibiliza um website onde pessoas de fora da universidade divulgam casas e apartamentos para alugar: https://www.brasileirosnacovilha.com/2016/07/ubi-cria-site-para-ajudar-estudantes.html Nós também temos esse outro post sobre imobiliárias e grupos no Facebook onde vc pode conseguir um lugar para morar e pessoas para dividir: https://www.brasileirosnacovilha.com/2015/09/opcoes-para-procurar-moradias-em-covilha.html

      Excluir