A cidade da Covilhã

A Covilhã é uma cidade portuguesa localizada a 280 quilômetros da capital Lisboa e uma das portas de entrada para a Serra da Estrela, um parque natural onde fica o ponto de maior altitude continental em Portugal, a famosa Torre, que está a 1993 metros acima do nível do mar.

A história da Covilhã é datada, primeiramente, de 1186, quando D. Sancho I mandou erguer as muralhas do seu primeiro castelo e concedeu status de vila. A Covilhã foi elevada à condição de cidade no dia 20 de Outubro de 1870, pelo Rei D. Luís I, que disse ser esta "uma das vilas mais importantes do reino, pela sua população e riqueza".

Atualmente, a cidade conta com pouco mais de 35 mil habitantes em sua área própria, chegando a 52 mil habitantes somando os moradores das suas 21 freguesias.



Limites:

O município é limitado a norte pelos municípios de Seia e Manteigas, a nordeste pela Guarda, a leste por Belmonte, a sul pelo Fundão e a oeste por Pampilhosa da Serra e Arganil. A cidade da Covilhã está situada na vertente sudeste da Serra da Estrela e é um dos centros urbanos de maior relevo da região. O seu núcleo urbano tem entre 450 e 800 metros de altitude.

Clima:

O clima do município é mediterrânico, sendo que as precipitações pluviométricas são mais escassas no verão. Os verões apresentam temperaturas altas, que chegam próximo aos 40ºC enquanto os invernos têm temperaturas baixas, que facilmente se aproximam dos 0ºC. O frio aumenta conforme a altitude, variando de temperaturas mais altas nas partes mais baixas a temperaturas negativas e ocorrências de neve, por vezes abundantes, nas áreas mais elevadas. 




52 comentários:

  1. Olá, primeiro, parabenizo pela existência do blog com informações bem interessantes. Talvez vocês possam me ajudar, estou planejando uma viagem para Portugal e pretendo conhecer a Serra da Estrela. Estou pensando em me hospedar em Covilhã e lá, contratar um serviço de agencia de viagem para fazer passeios nos arredores, tipo ir até Manteigas, Torre, Seita, dentre outros. Porém, não consegui achar na Internet o contato de uma agencia em Covilhã, também não achei um hotel na cidade, somente fora da área urbana. Vocês teriam um contato de uma agencia e de um hotel na cidade? Desde já, agradeço muito. Vou viajar no dia 25 de maio. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Que bom que pode aproveitar nossas informações. Hoteis situados no perímetro urbano da Covilhã tem o Tryp Dona Maria (http://www.melia.com/en/hotels/portugal/covilha/tryp-covilha-dona-maria-hotel/index.html) o Solneve (http://www.solneve.pt/) e o Santa Eufemia (http://www.hotelsantaeufemia.com/) que lembro de cabeça. Quanto a uma agência que faça esse tipo de passeios na região, eu não sei te dizer se há. Existem alguns taxistas que fazem esse tipo de rota. Mas aí o contato terá que ser feito aqui, diretamente.

      Excluir
  2. Olá! Muitíssimo obrigada pelas informações, me ajudou muito! Mais uma vez, parabenizo pelo blog, pela rapidez na resposta! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá, enfim encontrei um blog que fala sobre Corvilhã. Vou à Portugal em Setembro/16, ficarei em Lisboa mas vou reservar uma semana para conhecer Moncorvo , gostaria de sugestões para conhecer no trajeto até lá.
    Obrigada
    Elizabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth! Covilhã fica na região centro. Não é caminho entre Lisboa e Torre de Moncorvo. Não sabemos te indicar a melhor forma de fazer esse trajeto, já que não passa aqui pela cidade.
      Atenciosamente,
      Brasileiros na Covilhã

      Excluir
  4. Estarei indo morar em Covilhã por cinco meses onde serei orientado pelo professor Gabriel, da Universidade da Beira Interior - UBI. Como vou passar cerca de cinco meses fazendo doutorado sanduíche por conta própria, gostaria de saber se aí há o Banco do Brasil? E em Covinhã há pousadas para estudantes residirem por preços não tão caros? Outra informação que desejo do respectivo e conceituado blog: como é o custo de vida aí? Desde já agradeço pelas informações, Romilton B. de Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romilton, tudo bem?
      Olha, creio que a melhor opção seriam as residências da própria universidade. Pois não existem pousadas, por aqui. Ou até um quarto em alguma casa. Algo assim. Nas dúvidas frequentes do blog você encontra na postagem sobre moradias links para tudo isso. Caso queira alguma da Universidade, você pode contatar o aloja@ubi.pt, com a Sra. Filomena. Quanto ao custo de vida, também temos uma publicação a respeito na aba Dúvidas Frequentes.

      Excluir
  5. Olá, boa tarde. Sou brasileiro, neto de português, nascido em Covilhã, e estou juntando material para pleitear a nacionalidade portuguesa. Um dos documentos que vou precisar é a certidão de nascimento do meu avô. Vocês poderiam me informar o contato do Cartório de Registro Civil de Covilhã, para ver se consigo a referida Certidão? Atenciosamente,
    Mauricio da Costa Bueno - Amparo/SP - BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio! A Conservatória do Registo Civil de Covilhã atende pelo telefone +351 275 329 240, não encontramos o e-mail deles.

      Excluir
  6. Olá, boa tarde! Somos uma família de brasileiros que vamos passar alguns dias agora em dezembro em Covilhã e gostaria de saber se vocês têm ideia de quanto custaria um táxi para nos levar até uma estação de esqui? Gostaria de saber também se existe algum centro comercial que venda artigos produzidos com a la de ovelhas da região. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Helena! Os táxis cobram em torno de 25 euros a viagem. Então, levá-los e depois buscá-los ficaria em torno de 50 euros. Junto a torre há algumas lojinhas que vendem casacos, meias, luvas, chinelos e botas feitos com lã de ovelha.

      Excluir
  7. Olá,

    Meu nome é Thommy Augusto Hoshi Santos.

    Sou formado em:
    Técnico em informática e Técnico em Segurança do Trabalho.

    Tenho interesse em estudar em Portugal, porém não tenho parentes nem conhecidos que moram aí, e o maior problema que enfrento agora é como que eu iria me manter neste país, pois é um gasto muito grande e eu e minha família não temos condições para tais despesas.

    Teria como trabalhar e estudar ?

    Qual seria o gasto total para sair do Brasil e ir até essa cidade? (desde a compra das passagens aéreas e outros gastos.)

    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thommy! Acho que já conversamos por Facebook, né? Qualquer outra dúvida, não hesite em contactar.

      Excluir
  8. Olá, minha filha está indo estudar na Ubi e estamos a procura de um lugar para ela morar. Alguém pode me ajudar. Como faço para encontrar quartos para alugar ou mesmo casas pequenas tipo estudio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em nosso blog você pode encontrar algumas dicas de lugares para procurar. Na aba Dúvidas Frequentes > Hospedagens e Moradias > Residências, você pode ver algumas opções :)

      Excluir
  9. Olá! Sou de Belo Horizonte e estou pensando em fazer um intercâmbio para estudar na UBI. O que vocês tem para falarem da faculdade? O pessoal é legal? A adaptação é boa?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós, particularmente, gostamos muito da UBI. Uma excelente estrutura com professores muito bons.

      Excluir
  10. Bom dia. Devemos visitar Covilhã em dezembro. Favor nos informar se existe alguma Capela perto do Hotel Tryp e se é faço o conseguir uma van com motorista para visitar a cidade. Pesquisando na internet, achei o site de vocês e gostei muito. Desde já agradeço a atenção. SÉRGIO Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio! Não há uma capela próxima ao hotel Tryp Dona Maria. Elas ficam mais na região do centro histórico. Uma van de passeios turísticos específico, não há. Mas você pode contratar os taxistas a partir do próprio hotel e negociar o valor para conhecer a cidade, a Serra da Estrela e a região.

      Excluir
  11. Muito obrigado.Poderia me dizer se existe chance de ter neve em algum ponto da Serra em dezembro próximo (Natal)? Por exemplo na pista de Sky. Grato novamente.
    Sérgio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, olá! Há chances, sim. No último ano a neve começou em novembro e na época do Natal algumas pistas da Estação de Ski estavam abertas. Mas esse ano a previsão aponta para menos neve, pois teve muitos incêndios na Serra e pouca chuva. Mas a chance existe.

      Excluir
  12. Boa tarde, por favor, gostaria de saber se entre 30/11 a 02/12/2017 haverá alguma festividade em cidades próximo à Serra da Estrela, pois estarei em Portugal e gostaria de conhecer e ao mesmo tempo ir à Serra da Estrela.
    Poderia me indicar por favor qual a melhor cidade a ficar?
    Obrigado, Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz! Eu creio que festividades oficiais não. Talvez alguma festa interiorana como a Santa Bebiana, no Paul. Para conhecer aqui a região, o melhor lugar para ficar é de fato a Covilhã. Se tens carro, podes ir a Serra com tranquilidade e também ao Paul. Se não tiveres, há taxis para esse serviço.

      Excluir
  13. Olá, gostaria de saber se há perigo em andar de carro na serra da estrela (gelo ou neve na pista). Também gostaria de saber qual empresa de aluguel de carro vocês aconselham. Grata, Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela! Geralmente quando há neve na estrada que leva até a Serra da Estrela, essas estradas são bloqueadas e somente liberadas quando há condição de tráfego. Para aluguel de carros há possibilidade pela Europcar ou Avis.

      Excluir
    2. Olá Rafaela! As estrada até a Serra da Estrela só são liberadas quando há segurança para os motoristas. Quando neva muito elas costumam ser bloqueadas. Quanto ao aluguel de carros, você pode verificar as empresas Europcar e Avis.

      Excluir
    3. Muito obrigada! Há necessidade de usar correntes de neve no carro no mês de Janeiro?

      Excluir
    4. Olá Rafaela! Depende da orientação da GNR de Montanha. Às vezes é necessário, sim!

      Excluir
  14. Olá, estarei em Lisboa na próxima semana e gostaria de ir 1 dia a Serra da Estrela. Vi que dá para ir de ônibus até Covilhã, é isso mesmo? onde consigo informações sobre este ônibus e horários? Há alguma indicação de agência de turismo que faça este passeio também? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Você pode fazer o trajeto Lisboa - Covilhã de ônibus ou trem. Horários e preços dos ônibus você pode conferir em www.rede-expressos.pt e os trens em www.cp.pt. Não há agências na cidade que realizem tal passeio. Os taxistas são os que costumam levar as pessoas ao topo da Serra. Recomendo que contate o taxista Bruno, que além de levar-te pode ir falando sobre a Serra, pois detém conhecimento para tal. O telefone dele é 966 773 783

      Excluir
    2. Muito obrigada. Essa semana pretendo ir à Serra. Esta com neve?

      Excluir
    3. Olá Aline! Pedimos desculpa pela demora na resposta, mas estamos em férias. Se ainda interessa, sim, a Serra tem alguma neve.

      Excluir
  15. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar aos criadores do blog. Estou pensando em tentar uma vaga para o doutorado pro ano que vem, gostaria de saber, para ter uma ideia, do gasto mensal médio que um aluno precisar arcar para viver na cidade, na condição de estudante e morando no alojamento da Universidade. Pode ser um valor médio aproximado mesmo, só pra ter noção do quanto precisarei economizar para permanecer no país sem sofrer apuros. Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rômulo! O doutorado custa entre 1625 e 2000 euros anuais (parceláveis em até 10x). Os quartos duplos das residências custam 105 euros e almoço e janta nas cantinas da Universidade, saem por aproximadamente 100 euros. Dessa forma, alimentação, hospedagem e universidade, sairia por uns 400 euros/mês, mais fastos pessoais que julgar pertinente.

      Excluir
  16. Ola!
    Parabéns pelo site!!! Super bem explicado!
    Estou juntando o máximo de informações pois minha filha pretende estudar Psicologia aí em Covilhã.
    Porém, pelo que vi, o cusro é ministrado no Polo IV, bem afastado do centro. Ainda, vi que a geografia é bem acidentada, com muita subida e descida...
    As dúvidas são: é fácil se locomover do Polo IV para o Centro? Vi que tem funiculares gratuitos, mas não sei se passam perto...onde são os refeitórios, cada Campi tem o seu? E quanto aos alojamentos, tem perto de cada Campi?
    Desde já, muito obrigada pelos esclarecimentos!!!!
    Lina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lina! Próximo do Polo IV há uma das residências universitárias da UBI, no polo há um bar que serve refeições e não fica tão distante do centro. Uma caminhada de 10 minutos resolve :)

      Excluir
  17. Olá, estou estudando a possibilidade re fazer um Mestrado na UBI e as informações do Blog são muito úteis, parabéns pela iniciativa.
    Verifiquei que a validação de um diploma obtido no exterior pode ser "problemática", entretanto, desde o ano de 2016 as regras mudaram justamente com o intuito de desburocratizar um pouco esse trâmite.
    Vocês conhecem alguém que tenha se formado após a publicação dessa resolução e se de fato houve essa desburocratização? Ou se ainda enfrentaram dificuldades para obter a validação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hellen! Realmente há novos trâmites (na verdade, novos prazos para os trâmites) para a revalidação dos diplomas obtidos no exterior com o intuito de diminuir o tempo de espera do solicitante. Uma das mudanças é que você deve solicitar sua revalidação diretamente na plataforma do site Carolina Bori. Um site do Ministério da Educação criado justamente para auxiliar na revalidação dos diplomas obtidos no exterior. No entanto, cada universidade possui sua lista de documentos necessários para iniciar o processo, algumas podem incluir custo monetário e outras não, assim como nem todas as universidades estão cadastradas no site Carolina Bori ainda. Por isso, convém pesquisar qual a universidade é mais interessante pra você pedir a revalidação. Você pode pesquisar no próprio site http://carolinabori.mec.gov.br/

      Excluir
  18. Bom dia!
    Pretendo ir a Fundão, em um congresso no final de outubro, existe algum tour que saia desta cidade para conhecer a Serra de Estrela?
    E como é o clima nesta época do ano nesta região?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmem! Não há transporte específico para isso. Deverá pegar um táxi de lá, direto. Ou pegar um trem até a Covilhã e aqui um táxi. O clima é outonal. Uma troca do fim do verão, com temperaturas mais agradáveis. Na faixa dos 25 graus.

      Excluir
  19. Olá,tudo bem? Somos um casal que pretende mudar para Portugal em Fevereiro/2019, com o visto para aprosentados. Somos pessoas bastante dinâmicas e procuramos uma região fora dos grandes centros, mas que ofereça boa estrutura de transporte e saúde. Você considera que Covilhã seria interessante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Lucia! Sim, a Covilhã é uma excelente opção para quem procura um lugar tranquilo, com belas paisagens e uma boa estrutura. Além disso, fica próxima da fronteira com a Espanha, possui linhas de ônibus e trem que levam até o Porto e Lisboa em pouco mais de 3h.

      Excluir
  20. Que demais! E o frio aí? É a única coisa que me deixa apreensiva. Temperaturas muito baixas no inverno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, faz bastante frio. Mas nada insuportável. :)

      Excluir
  21. Bom Dia!
    Meu nome é Izandro, estou me aposentando, assim como minha esposa Adriana, estamos planejando solicitar o visto de residência e queremos ir morar em Portugal.
    Tenho acompanhado preço e locais para compra de uma quinta ou moradia (Imobiliária ERA e REMAX), já encontrei alguns imóveis aí em Covilhã, os dois últimos foi na localidade de Orjais e Fundão.
    Gostaria, se possível algumas informações que julgamos importantes sobre a região:
    1 - Ano passado teve uma onda de incêndios em Portugal, a região de Covilhã foi afetada também?
    2 - A região de Covilhã e tranquila (estamos fugindo da violência do Brasil/Porto Alegre/RS)?
    3 - Tem clube que ofereça lazer (quadra de tênis)?
    4 - O custo de vida e equivalente ao custo de Lisboa ou Porto (Já estivemos mais de uma vez nessa cidade)?
    5 - Qual banco tem na cidade de Covilhã ( B. Brasil, Santander, ITAU, Bradesco)?
    6 - Tem alguma imobiliária aí em covilhã que possa indicar com contato?
    7 - Durante o inverno cai neve na cidade e região (gostamos muito do frio)/
    8 - Tem rio ou lago para a prática de pescaria e esportes náuticos ( somos aposentados, temos que fazer coisas de aposentados)?

    Gostaria de parabenizar pelo blog e dizer que as informações solicitadas serão muito úteis para nossa tomada de decisão de a onde adquirir o imóvel

    Izandro Marques Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Izandro!
      Respondendo às suas questões:
      1) Sim. Infelizmente a região onde fica Covilhã também foi afetada pelos incêndios. Inclusive partes da área verde perto da cidade. Como a região tem um clima muito seco e sem chuva no verão, incêndios são comuns por aqui. E ainda existe o incêndio criminoso. Esperamos que neste ano as coisas estejam um pouco melhor.
      2)Sim. Covilhã é uma cidade muito segura, com poucos habitantes e no interior do país. São raríssimos os casos de violência por assalto e coisas do gênero.
      3)Sim. Há possibilidade de alugar periodos em quadras de tênis, assim como utilizar piscinas e ainda aproveitar a região da Serra da Estrela com suas lindas paisagens naturais.
      4)Não. As cidades do interior podem ser até 4x mais baratas que as regiões das grandes cidades. Na Covilhã você encontra moradias por preços muito mais acessíveis. os produtos são mais baratos em geral.
      5) Desses bancos, apenas o Santander. Mas vale ressaltar que em Portugal se utiliza o caixa Multibanco. Você pode sacar dinheiro de qualquer banco nesses caixas eletrônicos. Além disso, o Santander Europa não trabalha com as contas do Brasil. É necessário abrir uma nova conta aqui (experiência próprio que tivemos ao chegar).
      6)Nesse post compartilhamos algumas imobiliarias que existem na Covilhã: http://www.brasileirosnacovilha.com/2015/09/opcoes-para-procurar-moradias-em-covilha.html Nesse site da UBI também é possível encontrar algumas opções: https://www.ubi.pt/sites/alojamento/pt/
      7)Na Covilhã e região não costuma nevar na cidade. A neve é encontra já na Serra da Estrela.
      8)Sim. Existem muitos locais para prática de esporte ao ar livre.

      Excluir
    2. Obrigado Tâmela, foi muito útil as suas informações.

      Excluir
  22. Olá bom dia!
    Gostaria de saber se a cidade de Covilhã é melhor para se residir , estudar e trabalhar do que Belmonte...sou casada, tenho uma filha de 13 anos e meu marido é autônomo (advogado e contador), estamos cogitando a possibilidade de nos mudarmos para Portugal em breve..se Deus quiser..
    no entanto tudo é muito novo para gente..estamos pesquisando tudo..iremos para iniciar a vida ai...tipo arrumar um trabalho...alugar um imóvel..e ver a escola para minha filha de 13 anos..será que tem alguém que pode nos orientar?

    ResponderExcluir
  23. Olá Gente Boa. Sou advogado no Brasil, preciso de uma certidão de óbito de um registro na Conservatória de Covilhã. Ha alguma pessoa local que possa providenciar tal documento e enviar-me pelos correios. Arco com todos os custos, inclusive os honorários do prestador de serviço.
    Os contatos podem ser feitos através deste blog em forma de resposta ou então pelo whatsapp 00 55 13 9 9128 0156, falar com Dr. João. Agradeço antecipadamente e parabenizo a iniciativa do blog.

    ResponderExcluir