A cidade da Covilhã

A Covilhã é uma cidade portuguesa localizada a 280 quilômetros da capital Lisboa e uma das portas de entrada para a Serra da Estrela, um parque natural onde fica o ponto de maior altitude continental em Portugal, a famosa Torre, que está a 1993 metros acima do nível do mar.

A história da Covilhã é datada, primeiramente, de 1186, quando D. Sancho I mandou erguer as muralhas do seu primeiro castelo e concedeu status de vila. A Covilhã foi elevada à condição de cidade no dia 20 de Outubro de 1870, pelo Rei D. Luís I, que disse ser esta "uma das vilas mais importantes do reino, pela sua população e riqueza".

Atualmente, a cidade conta com pouco mais de 35 mil habitantes em sua área própria, chegando a 52 mil habitantes somando os moradores das suas 21 freguesias.



Limites:

O município é limitado a norte pelos municípios de Seia e Manteigas, a nordeste pela Guarda, a leste por Belmonte, a sul pelo Fundão e a oeste por Pampilhosa da Serra e Arganil. A cidade da Covilhã está situada na vertente sudeste da Serra da Estrela e é um dos centros urbanos de maior relevo da região. O seu núcleo urbano tem entre 450 e 800 metros de altitude.

Clima:

O clima do município é mediterrânico, sendo que as precipitações pluviométricas são mais escassas no verão. Os verões apresentam temperaturas altas, que chegam próximo aos 40ºC enquanto os invernos têm temperaturas baixas, que facilmente se aproximam dos 0ºC. O frio aumenta conforme a altitude, variando de temperaturas mais altas nas partes mais baixas a temperaturas negativas e ocorrências de neve, por vezes abundantes, nas áreas mais elevadas. 




25 comentários:

  1. Olá, primeiro, parabenizo pela existência do blog com informações bem interessantes. Talvez vocês possam me ajudar, estou planejando uma viagem para Portugal e pretendo conhecer a Serra da Estrela. Estou pensando em me hospedar em Covilhã e lá, contratar um serviço de agencia de viagem para fazer passeios nos arredores, tipo ir até Manteigas, Torre, Seita, dentre outros. Porém, não consegui achar na Internet o contato de uma agencia em Covilhã, também não achei um hotel na cidade, somente fora da área urbana. Vocês teriam um contato de uma agencia e de um hotel na cidade? Desde já, agradeço muito. Vou viajar no dia 25 de maio. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Que bom que pode aproveitar nossas informações. Hoteis situados no perímetro urbano da Covilhã tem o Tryp Dona Maria (http://www.melia.com/en/hotels/portugal/covilha/tryp-covilha-dona-maria-hotel/index.html) o Solneve (http://www.solneve.pt/) e o Santa Eufemia (http://www.hotelsantaeufemia.com/) que lembro de cabeça. Quanto a uma agência que faça esse tipo de passeios na região, eu não sei te dizer se há. Existem alguns taxistas que fazem esse tipo de rota. Mas aí o contato terá que ser feito aqui, diretamente.

      Excluir
  2. Olá! Muitíssimo obrigada pelas informações, me ajudou muito! Mais uma vez, parabenizo pelo blog, pela rapidez na resposta! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá, enfim encontrei um blog que fala sobre Corvilhã. Vou à Portugal em Setembro/16, ficarei em Lisboa mas vou reservar uma semana para conhecer Moncorvo , gostaria de sugestões para conhecer no trajeto até lá.
    Obrigada
    Elizabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth! Covilhã fica na região centro. Não é caminho entre Lisboa e Torre de Moncorvo. Não sabemos te indicar a melhor forma de fazer esse trajeto, já que não passa aqui pela cidade.
      Atenciosamente,
      Brasileiros na Covilhã

      Excluir
  4. Estarei indo morar em Covilhã por cinco meses onde serei orientado pelo professor Gabriel, da Universidade da Beira Interior - UBI. Como vou passar cerca de cinco meses fazendo doutorado sanduíche por conta própria, gostaria de saber se aí há o Banco do Brasil? E em Covinhã há pousadas para estudantes residirem por preços não tão caros? Outra informação que desejo do respectivo e conceituado blog: como é o custo de vida aí? Desde já agradeço pelas informações, Romilton B. de Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romilton, tudo bem?
      Olha, creio que a melhor opção seriam as residências da própria universidade. Pois não existem pousadas, por aqui. Ou até um quarto em alguma casa. Algo assim. Nas dúvidas frequentes do blog você encontra na postagem sobre moradias links para tudo isso. Caso queira alguma da Universidade, você pode contatar o aloja@ubi.pt, com a Sra. Filomena. Quanto ao custo de vida, também temos uma publicação a respeito na aba Dúvidas Frequentes.

      Excluir
  5. Olá, boa tarde. Sou brasileiro, neto de português, nascido em Covilhã, e estou juntando material para pleitear a nacionalidade portuguesa. Um dos documentos que vou precisar é a certidão de nascimento do meu avô. Vocês poderiam me informar o contato do Cartório de Registro Civil de Covilhã, para ver se consigo a referida Certidão? Atenciosamente,
    Mauricio da Costa Bueno - Amparo/SP - BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio! A Conservatória do Registo Civil de Covilhã atende pelo telefone +351 275 329 240, não encontramos o e-mail deles.

      Excluir
  6. Olá, boa tarde! Somos uma família de brasileiros que vamos passar alguns dias agora em dezembro em Covilhã e gostaria de saber se vocês têm ideia de quanto custaria um táxi para nos levar até uma estação de esqui? Gostaria de saber também se existe algum centro comercial que venda artigos produzidos com a la de ovelhas da região. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Helena! Os táxis cobram em torno de 25 euros a viagem. Então, levá-los e depois buscá-los ficaria em torno de 50 euros. Junto a torre há algumas lojinhas que vendem casacos, meias, luvas, chinelos e botas feitos com lã de ovelha.

      Excluir
  7. Olá,

    Meu nome é Thommy Augusto Hoshi Santos.

    Sou formado em:
    Técnico em informática e Técnico em Segurança do Trabalho.

    Tenho interesse em estudar em Portugal, porém não tenho parentes nem conhecidos que moram aí, e o maior problema que enfrento agora é como que eu iria me manter neste país, pois é um gasto muito grande e eu e minha família não temos condições para tais despesas.

    Teria como trabalhar e estudar ?

    Qual seria o gasto total para sair do Brasil e ir até essa cidade? (desde a compra das passagens aéreas e outros gastos.)

    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thommy! Acho que já conversamos por Facebook, né? Qualquer outra dúvida, não hesite em contactar.

      Excluir
  8. Olá, minha filha está indo estudar na Ubi e estamos a procura de um lugar para ela morar. Alguém pode me ajudar. Como faço para encontrar quartos para alugar ou mesmo casas pequenas tipo estudio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em nosso blog você pode encontrar algumas dicas de lugares para procurar. Na aba Dúvidas Frequentes > Hospedagens e Moradias > Residências, você pode ver algumas opções :)

      Excluir
  9. Olá! Sou de Belo Horizonte e estou pensando em fazer um intercâmbio para estudar na UBI. O que vocês tem para falarem da faculdade? O pessoal é legal? A adaptação é boa?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Devemos visitar Covilhã em dezembro. Favor nos informar se existe alguma Capela perto do Hotel Tryp e se é faço o conseguir uma van com motorista para visitar a cidade. Pesquisando na internet, achei o site de vocês e gostei muito. Desde já agradeço a atenção. SÉRGIO Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio! Não há uma capela próxima ao hotel Tryp Dona Maria. Elas ficam mais na região do centro histórico. Uma van de passeios turísticos específico, não há. Mas você pode contratar os taxistas a partir do próprio hotel e negociar o valor para conhecer a cidade, a Serra da Estrela e a região.

      Excluir
  11. Muito obrigado.Poderia me dizer se existe chance de ter neve em algum ponto da Serra em dezembro próximo (Natal)? Por exemplo na pista de Sky. Grato novamente.
    Sérgio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, olá! Há chances, sim. No último ano a neve começou em novembro e na época do Natal algumas pistas da Estação de Ski estavam abertas. Mas esse ano a previsão aponta para menos neve, pois teve muitos incêndios na Serra e pouca chuva. Mas a chance existe.

      Excluir
  12. Boa tarde, por favor, gostaria de saber se entre 30/11 a 02/12/2017 haverá alguma festividade em cidades próximo à Serra da Estrela, pois estarei em Portugal e gostaria de conhecer e ao mesmo tempo ir à Serra da Estrela.
    Poderia me indicar por favor qual a melhor cidade a ficar?
    Obrigado, Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz! Eu creio que festividades oficiais não. Talvez alguma festa interiorana como a Santa Bebiana, no Paul. Para conhecer aqui a região, o melhor lugar para ficar é de fato a Covilhã. Se tens carro, podes ir a Serra com tranquilidade e também ao Paul. Se não tiveres, há taxis para esse serviço.

      Excluir
  13. Olá, gostaria de saber se há perigo em andar de carro na serra da estrela (gelo ou neve na pista). Também gostaria de saber qual empresa de aluguel de carro vocês aconselham. Grata, Rafaela

    ResponderExcluir