Dúvidas Frequentes

VISTO PRÉ-VIAGEM:

Mesmo que um acordo entre Brasil e Portugal permita estadias de até 90 dias por motivações exclusivamente turísticas, se você escolher Portugal com o intuito de estudar ou trabalhar o visto é obrigatório. E você deve fazê-lo ainda no Brasil. Confira como solicitar o seu clicando aqui.

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA E RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO:

Mesmo que o Visto tenha validade por 90 ou 120 dias, se você não fez a imigração em Lisboa ou no Porto, tendo entrado, portanto, primeiramente, em outra cidade europeia, precisa se dirigir, num prazo de até três dias úteis, a um posto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e fazer a Declaração de Entrada. Ela será necessária para obtenção da Autorização de Residência. Confira como fazer, clicando aqui.

COM VISTO DE ESTUDANTE, POSSO TRABALHAR EM PORTUGAL?

Trabalhar enquanto cursa graduação, mestrado e doutorado em Portugal? Confira aqui o que diz a lei portuguesa.

APOSTILA DE HAIA

Desde 2016, o Brasil aderiu a Convenção de Haia. Documentos para candidaturas em Universidades, agora precisam passar por esse reconhecimento. Confira aqui.

NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF):

Uma espécie de “CPF” português. Necessário para abrir contas bancárias, receber as faturas do alojamento e contratar serviços como celular, internet ou TV por assinatura. Confira aqui.

CONHEÇA A COVILHÃ:

Conheça, neste vídeo, um pouco da cidade da Covilhã, como chegar até aqui vindo de Lisboa ou do Porto e ainda informações úteis acerca da Universidade da Beira Interior. No caso das viagens até à Covilhã, não esqueça de verificar, sempre, horários atualizados, nos sites do serviço de sua preferência.

Trens (Comboios) >> www.cp.pt | Ônibus (Autocarros) >> www.rede-expressos.pt

HOSPEDAGENS TEMPORÁRIAS NA COVILHÃ:

Conheça alguns dos hotéis disponíveis na cidade, assim como valor da diária e links para sites onde pode efetuar a reserva. Confira aqui.

OPÇÕES PARA PROCURAR MORADIA NA COVILHÃ

Neste post colocamos algumas opções de contatos de moradias alternativas aos brasileiros que não pretendem concorrer às residências universitárias.

QUANTO CUSTA VIVER E ESTUDAR NA COVILHÃ:

Uma das maiores dúvidas dos brasileiros que querem estudar na UBI é o gasto mensal. Neste post nós apresentamos uma média de gasto, para que você possa fazer seus cálculos. Confira aqui.

ATENDIMENTO MÉDICO PARA ESTRANGEIROS:

Neste post você confere as opções de atendimento médico na UBI e como consultar no Hospital. Também explicamos como fazer o Número do Utente. Confira aqui.

SUPERMERCADOS E MERCADO MUNICIPAL: 

Nesta dica do blog você confere onde fazer as compras do dia-a-dia e também a opção do Mercado Público Municipal. Para acessar, clique aqui

TELEFONIA MÓVEL:

Neste post, apresentamos as opções de operadoras de celular. Veja aqui