quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Universidade da Beira Interior cria programa para acolher pesquisadores internacionais

Receber pesquisadores dos mais variados países do mundo, proporcionar um intercâmbio de conhecimento e, assim, impulsionar ainda mais o nome da Universidade da Beira Interior pelos centros de pesquisa internacionais é a proposta do novo projeto da instituição beirã. 

O programa de Residências Científicas Internacionais (PRCI) á está em vigor e destina-se a aumentar a qualidade da investigação da academia, criando, como refere o próprio regulamento do programa, um ambiente de investigação cosmopolita que define a UBI como do Mundo e para o Mundo

Com muitos pedidos para doutorados sanduíche, pesquisas de pós-doutorados, troca de conhecimentos e compartilhamento de dados é que a Universidade da Beira Interior colocou em prática regras que vão facilitar todo o processo de investigadores que escolham a UBI para um período de estudos. O programa foi dividido em três escalões, para facilitar a troca de documentos e a inserção dos novos pesquisadores aos projetos de pesquisa desenvolvidos na casa. São eles:

Visiting Academic: professores ou investigadores, com doutorado há pelo menos sete anos e que já realizam algum trabalho em parceria com professores ou laboratórios da instituição;

Visiting Scholar: para professores doutores ou investigadores com doutorado que pretendam desenvolver trabalho em colaboração com um Professor Investigador da UBI; 

Visiting Researcher: estudante de Doutorado, recém-doutorado ou que queira desenvolver uma pesquisa de Pós-doutorado colaborativa com um Professor Investigador da UBI. 

Dentre as regras estabelecidas pelo programa, está a possibilidade do pesquisador realizar conferências e workshops de entrada livre nas dependências da Universidade, para que possa obter dados e aumentar o alcance de suas pesquisas. O período da investigação deve ser de, pelo menos, um mês e no máximo 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período a partir de uma resubmissão de proposta para continuar no programa. 

Para ser acolhido pelo projeto, o novo investigador deve ser convidado por um professor ou investigador da UBI, a partir do envio de uma carta-convite ou poderá solicitar a participação mediante envio de uma carta ou e-mail formal ao responsável do Departamento a pedir o acolhimento. Nesse caso, ser-lhe-á atribuído um Professor Coordenador, da sua área de pesquisa, que fará o contato para o envio da carta-convite. Os investigadores aprovados terão prioridade no acesso ao alojamento em residências dos SASUBI.

Confira aqui, o regulamento completo do PRCI.


Fonte: Universidade da Beira Interior
Foto: Fábio Giacomelli/Brasileiros na Covilhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário