segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Vem aí o Festival da Cherovia 2018

Experimente a coxinha, o brigadeiro e o pão de queijo com cherovia.
Entre os dias 20 e 23 de setembro ocorre, nas ruas de trás da Câmara Municipal da Covilhã, a 11ª edição do Festival da Cherovia. Um dos eventos mais tradicionais da cidade, enaltece a pastinaca sativa (cherovia) cultivada nas terras frias da Serra da Estrela. Durante o festival é possível experimentar as mais diversas formas de preparo da cherovia, desde a tradicional empanada até bolos, sopas, geleias e coxinha de frango com cherovia. 

A gastronomia é um dos destaques do festival que ainda conta com animação de rua, folclore, concursos, concertos e artesanato. Tudo feito pela comunidade covilhanense, pois a festa visa o destaque para as associações e o associativismo. Se, em 2018, você participa pela primeira vez do festival, não deixe de conhecer as tasquinhas que vendem licor (inclusive de Cherovia) por 1 euro a dose e a famosa ginja. Além disso, o Brasileiros na Covilhã participa novamente trazendo ao festival uma mistura de Brasil e Portugal através do brigadeiro de cherovia e coxinha de cherovia. 

Mas o que é cherovia?

A pastinaca sativa, ou cherovia, é um tubérculo que pertence à família da cenoura, da salsa, do aipo, dos coentros e do funcho. Trata-se de uma raiz com o formato de cenoura, mas com a cor de nabo, é rica em fibra, ácido fólico, cálcio, potássio e vitaminas A, B e C. O sabor da cherovia é uma mistura de cenoura e nabo, porém mais forte e adocicado. 

A produção e o uso da batata é abundante na Europa e especialmente em Portugal. No entanto, até meados do século XVI o tubérculo mais utilizado era a cherovia. Atualmente, a pastinaca sativa é produzida em grande quantidade nas terras da Serra da Estrela, pois a planta precisa de frio e geada para se desenvolver. 

O festival é uma organização da Banda da Covilhã e Desertuna, com o apoio do Município da Covilhã. Confira abaixo os horários do festival:
20/09 - Quinta-feira: 19h às 4h
21/09 - Sexta-feira: 18h às 4h
22/09 - Sábado: 14h às 4h
23/09 - Domingo: 14h às 20h










2 comentários: