quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Candidaturas para alunos internacionais estão abertas na UBI

Na sequencia da ampliação do seu projeto de internacionalização, a Universidade da Beira Interior está, com uma nova fase de candidaturas ao abrigo do Estudante Internacional. A segunda fase, com candidaturas abertas até o dia 06 de abril, oferece vagas divididas em 27 cursos de graduação e de mestrado integrado (onde o aluno entra na graduação e após o período integrado, sai com grau de mestre).

Para essa segunda fase do concurso, não há vagas para o curso de Engenharia Aeronáutica, pois todas as vagas já foram preenchidas na primeira fase. A candidatura em vigor é válida para os brasileiros que fizeram ENEM nos anos de 2015, 2016 e 2017.

Atualmente, os alunos estrangeiros, representam 15% dos estudantes matriculados (1.167 alunos) nos cursos da UBI.

Para concorrer, é necessário que o candidato tenha passaporte, comprovante de conclusão do Ensino Médio com a Apostila de Haia e o boletim do ENEM. Como a nota do exame brasileiro está em uma escala de 0-1000, o candidato deve dividi-la por 5 para obter uma nota na classe portuguesa. 

Essa servirá para efeitos de seriação dos candidatos. Para além disso, o concorrente deve estar atento a quais provas do ENEM são exigidas para o curso que optou. Clicando aqui é possível ver todos os cursos disponíveis e quais provas exigidas.  O curso de Medicina não está disponível para estudantes internacionais em nenhuma candidatura.

Os cursos de 1º ciclo da UBI tem um custo fixo de 5 mil euros anuais para estrangeiros, porém a Universidade concede aos alunos oriundos do Brasil ou dos outros países que integram a CPLP e que ingressam pelo Protocolo do Estudante Internacional um desconto imediato de 40%, fixando a anuidade em 3 mil euros. 


A candidatura tem um custo de 30 euros e, em caso de aprovação, a matrícula custa 25 euros + a antecipação de 20% do valor anual. Ambos os pagamentos devem ser feitos via PayPal. 

Após a confirmação do pagamento pelos Serviços Acadêmicos, a Carta de Aceite, documento obrigatório para solicitação do Visto de Estudante é enviada em um período de até 7 dias úteis.

A candidatura deve ser feita a partir deste link.


17 comentários:

  1. as inscricoes do primeiro ciclo ja acabaram?

    ResponderExcluir
  2. Quando a classificação será divulgada? Vocês possuem essa informação? Grato.

    ResponderExcluir
  3. Sabem me informar em que mês começam as inscrições para começar a faculdade em setembro de 2018?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laís! Está aberto, até abril de 2018, um novo período de inscrições para vagas que ainda não foram preenchidas em alguns cursos. Se ainda tiver vaga no curso de seu interesse, você pode contatar a UBI para iniciar somente em setembro de 2018. Caso não haja vaga no curso de seu interesse, você pode aguardar até o próximo período de inscrições que será divulgado pela UBI. Veja nesse link se há vaga no curso de seu interesse: http://www.ubi.pt/Noticia/6202

      Excluir
  4. Ola no processo de inscrição para mestrado é necessário fazer provas de conhecimentos? Fui fazer a inscrição e ele pede que seja selecionado provas de ingresso. O processo mudou ou sempre teve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio! Não há provas de ingresso para quem vem de países de língua portuguesa.

      Excluir
  5. Existe a possibilidade de transferência de uma faculdade de medicina no Brasil para a UBI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romenio! Não há. Aqui, devido a uma lei governamental, estrangeiros não podem cursar medicina.

      Excluir
  6. Olá pessoal, conheci o blog a dias e desde já quero parabenizá-los pelas informações passadas e principalmente por responder as dúvidas nos comentários.

    Estou meio confuso, pois eu sou bacharel no Brasil e quero me candidatar a vaga de mestrado(2º ciclo).
    Porém no próprio FAQ do ambiente brasileiro (http://brasil.ubi.pt/pt/) informa que o mestrado não é considerado no Estatuto do Estudante Internacional.

    Afinal, eu posso me candidatar ao mestrado mesmo sendo brasileiro?
    A diferença é que neste caso eu entro como ampla concorrência junto com os portugueses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se candidatar. Na hora do preenchimento tem a opção que você é estudante do Brasil.

      Excluir
    2. Olá! A candidatura ocorre por meio de ampla concorrência. Apenas nas graduações são reservadas vagas pelo abrigo do Estudante Internacional. Sendo estrangeiro podes, sem qualquer problema, concorrer ao mestrado.

      Excluir
  7. Sabe dizer como funciona os mestrados em gestão 2º ciclo?..Se são diários, semanais ou se as aulas presenciais são em datas pre estabelecidas?Tipo meses de julho e janeiro, por exemplo.

    Muito obrigado pela atenção e pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As aulas são diárias durante o primeiro ano. Depois, no segundo ano, é reservado para escrita da dissertação. Não existe aulas concentradas em meses específicos.

      Excluir
  8. Sou Brasileiro e quando tento fazer a inscrição para a PÓS, mas quando tento, aparece um Cadastro, neste cadasto é solicitado o NIF, entao, pergunto: Se sou Brasileiro tentando Bolsa de estudos, como eu teria o NIF sendo que, nao sou cidadão de Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque origem do documento NIF como Brasil e depois coloque o seu CPF.

      Excluir