quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dica de saúde: como evitar e curar uma ressaca

Na próxima semana teremos mais uma edição da tradicional Recepção ao Caloiro, organizada pela Associação Acadêmica da Universidade da Beira Interior. Todos os anos, milhares de estudantes divertem-se em noitadas ao som de bandas escolhidas pela AAUBI para proporcionar a uma integração dos novos alunos com os antigos e criar um ambiente sadio e de amizade.

Pensando nisso, a Farmácia São João, na Dica de Saúde deste mês, ressalta algumas informações importantes para que os alunos possam aproveitar as festas sem passarem pelas ressacas nos dias posteriores.

Sabe-se que as bebidas alcoólicas são produtos consumidos em grande escala no dias atuais. A partir disso, torna-se pertinente dar a conhecer não só a origem mas também as consequências da intoxicação aguda desencadeada pelo consumo excessivo desta substância, a veisalgia, popularmente conhecida como ressaca. Tem início cerca de 6 a 8 horas após o consumo de álcool e pode durar até 24 horas.

No entanto, há uma variação muito grande de sintomas de pessoa para pessoa e de situação para situação, impossibilitando uma definição exata da ressaca. É caracterizada quer por efeitos físicos quer por efeitos mentais adversos, com uma variedade de sintomas, sendo os mais comuns:

> Dor de cabeça;
> Náuseas;
> Problemas de concentração;
Xerostomia (boca seca);
Tontura;
> Desconforto gastrointestinal;
> Cansaço;
Tremores;
> Falta de apetite;
> Sudorese;
> Sonolência;
> Ansiedade;
> Sensibilidade à luz e ao barulho;
> Irritabilidade;


Divulgação/AAUBI


Agentes associados à ressaca

A hipoglicemia, a desidratação, intoxicação por acetaldeído (produto metabólico do álcool) e deficiência de vitamina B12 são teoricamente os causadores dos sintomas da ressaca.  Porém fatores psicológicos também podem estar envolvidos, assim como a vulnerabilidade à dependência de álcool.

A maior parte do álcool que é ingerido só chega à circulação sanguínea central depois de ter sido devidamente processado pelo fígado. O nome deste processo é metabolização hepática.  No caso do álcool, 80% passa pelo fígado e 20% consegue atingir a circulação sanguínea diretamente.

Como o fígado humano não produz uma enzima que neutralize diretamente o álcool, primeiro transforma em acetaldeído, e só depois em ácido acético, que é um metabolito não ativo e não tóxico. O problema é que o acetaldeído é uma substância ainda mais tóxica que o próprio álcool. Portanto, até que o fígado transforme o acetaldeído em ácido acético, o organismo acaba por ter que deparar se com duas substâncias tóxicas.

Como prevenir e tratar uma ressaca

Ditos populares dizem que deve-se evitar beber álcool de estômago vazio. E cientificamente isso é comprovado, visto que os alimentos ajudam a diminuir a velocidade com que o álcool entra no sangue - sendo o mais indicado comer fruta, legumes e carnes magras. Tomar água entre alguns copos e outros, também ajuda a prevenir a ressaca do dia seguinte.

Porém se a ressaca já estiver consumada, a água é um elemento essencial. Bebidas isotônicas, também podem ser utilizadas para a reidratação. É importante beber muita água, se for água de coco, melhor ainda, pois ela contém sódio e potássio, iões que ajudam a regularizar as reações químicas do organismo. Soma-se a isso a importância da ingestão de hidratos de carbono e bastante repouso. Habitualmente, a ressaca melhora até o final do dia. É importante concretizar as seguintes medidas:
 
> Beber água (1,5L antes de se ir deitar);
> Ingerir alimentos como a banana, gengibre e alcachofra;
> Exercícios leves;
> Descanso;

Somam-se a essas dicas, alguns fármacos que você pode encontrar na Farmácia São João e que certamente ajudarão a espantar o mal-estar pós ingestão de bebidas com álcool. Os mais indicados:

Absorvit®Refresh Detox: É um suplemento alimentar composto por uma associação de silimarina, extraída do Cardo mariano, e alto teor de vitamina C, vitamina B2 e B6. Apresentam se na forma de comprimidos efervescentes. Contém vitaminas C e B2, que contribuem para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis e para a redução do cansaço e da fadiga.


Guronsan: É um desintoxicante do organismo que promove um efeito revitalizador e estimulante na recuperação física, diminuição do cansaço mental, alivio dos sintomas associados às ressacas e dor de cabeça. Contém Glucuronamida que ajuda a expelir as toxinas do álcool, Vitamina C, que ajuda o sistema imunológico a dar uma resposta natural ao organismo e Cafeína, que auxilia na aceleração do metabolismo.

E quem adquirir esses produtos na Farmácia São João e disser que viu essa postagem aqui no Brasileiros na Covilhã, ainda beneficia-se de um desconto de 10% em qualquer um desses produtos. Qualquer dúvida, basta contatar a Farmácia pelo 275 323 699 ou ir até lá, na Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 342



Nenhum comentário:

Postar um comentário