sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dica de Saúde: gripes e Constipações, prevenção e reforço das defesas

Apesar do calor ainda apertar, é altura de nos começarmos a preparar para a vinda do frio. As gripes e constipações são problemas de saúde com maior incidência entre os meses de novembro e março, e que afetam milhões de pessoas todos os anos e sobre os quais devemos estar informado. Os sintomas bem como a forma de atuar perante cada um não são idênticos. Assim, é necessário sabermos distinguir cada uma, bem como saber preveni-las.

A gripe tem uma duração média de 8 dias e costuma trazer consigo febre elevada (3 a 4 dias), fadiga, dor articular, dor muscular, dor de cabeça e tosse seca. A constipação tem uma duração média de 3 a 5 dias e é acompanhada por febre (baixa se tiver), dor de garganta, congestão nasal, espirros, dor cabeça (ligeira), tosse (seca ou com expetoração) e olhos lacrimejantes, estando alguns destes sintomas relacionados com a afeção das vias respiratórias superiores.


Não menos importante é referir que as suas principais formas de transmissão são as mãos, saliva, tosse e espirros. Por isso, sempre que estiver constipado ou com gripe, evite espirrar, tossir, beijar ou apertar a mão.

Assim, é melhor prevenir do que remediar e por isso indicamos aqui algumas dicas que podem adotar no dia-a-dia para evitar o contágio.


Prevenção:


No caso da gripe, a prevenção é feita através da vacina que é atualizada anualmente devido às mutações que o vírus sofre ao longo do tempo. Esta é prescrita pelo seu médico, estando disponível de forma gratuita nos Centros de Saúde para maiores de 65 anos inscritos no Sistema Nacional de Saúde, sendo que a restante população a deverá adquirir na farmácia mediante apresentação de receita médica. 

Os grupos de risco que devem obrigatoriamente levar a vacina são os idosos com mais de 65 anos como referido anteriormente, profissionais de saúde, residentes em instituições de acolhimento, residentes em lares, grávidas, diabéticos e doentes crônicos (de origem pulmonar, cardíaca, renal ou hepática, assim como crianças com menos de 6 anos). A vacina tem provado a sua eficácia, sendo evidente a redução de quadros clínicos graves causados pelo vírus da gripe desde a sua aplicação.

Além da vacina deve também tomar suplementos à base de vitamina C, como os apresentados na imagem abaixo e que podem ser encontrados na Farmácia São João, uma vez que este é o responsável pelo reforço das defesas do organismo e da resposta do nosso sistema imunitário a agressões externas.

No caso das constipações, a prevenção é feita através suplementos de vitamina C, equinácea, zinco e selênio, uma vez que esta associação ajuda a reforçar as defesas do sistema imunitário. É frequente o uso de antipiréticos, descongestionantes, expetorantes entre outros para o tratamento dos sintomas associados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário