terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atualização de ranking mantém UBI entre as melhores do mundo

Times Higher Education (THE), responsável pelo The World University Ranking, que avalia instituições de Ensino Superior no mundo, manteve a classificação da Universidade da Beira Interior entre as melhores. O ranking é uma publicação britânica, respeitada e considerada no mundo.

Divulgado nesta tarde, a UBI mantém-se entre as 600-800 instituições mais qualificadas e indicadas para estudo a nível global. Para compreender o ranking, é preciso saber que, após as 200 primeiras universidades, classificadas de forma individual, as demais são organizadas em blocos, também de 200.

Segundo o Expresso, para a construção desta tabela, que enumera um total de 1000 instituições de 77 países, a THE usa um conjunto de 13 indicadores que medem o desempenho da instituição de ensino superior nas suas principais missões – ensino, investigação, transferência de conhecimento e projeção internacional. Os resultados são auditados pela PricewaterhouseCoopers. Na avaliação deste ano, a UBI melhorou, em relação ao ano anterior, as notas em quatro destas cinco áreas: ensino, investigação, número de citações e projeção internacional.

A novidade na edição deste ano, que é a 14ª da publicação, é que livros e capítulos de livros passaram a ser considerados na análise, o que significa uma melhor representatividade da pesquisa desenvolvida nas áreas de Artes e Humanidades.

Quem lidera o ranking é a Universidade de Oxford, que mantém o 1º lugar, atribuído no ano passado. Em relação ao Brasil, neste ano, caiu de 27 para 21 o número de universidades brasileiras no ranking. A Universidade de São Paulo (USP), é a melhor colocada dentre as brasileiras, estando classificada no bloco entre as 251-300 com melhor avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário