terça-feira, 12 de setembro de 2017

Dúvidas frequentes: candidaturas aos cursos da Universidade da Beira Interior

A cada novo ano letivo, vagas em todos os ciclos são colocadas à concorrência pública na Universidade da Beira Interior, aqui na Covilhã

E, esse post tem o intuito de agrupar as principais dúvidas relacionadas a essas candidaturas enviadas pelos candidatos através da nossa página no Facebook.

Uma dessas principais dúvidas, e que está relacionada com todos os ciclos de candidatura, fala sobre a obrigatoriedade dos documentos serem apostilhados com a Apostila de Haia. Desde o ano passado o Brasil aderiu a convenção e essa é a forma mais simples de reconhecer um documento em outro país que também faça parte da convenção. Você pode saber mais sobre a convenção e consultar o cartório mais próximo de sua casa que coloque a Apostila de Haia, neste link.

Aqui neste link você pode ver um Guia para Estudantes Brasileiros, preparado pela Embaixada do Brasil.

nesta página, você encontra uma relação com outras dúvidas frequentes que podem auxiliá-lo desde a pré-viagem até a chegada na Covilhã. Dúvidas extras e sugestões podem ser encaminhadas para contato@brasileirosnacovilha.com ou por mensagem no Facebook do blog.

________________________________________________________________________________


Prazo de candidaturas - 4ª fase: 11 de dezembro a 19 de janeiro*

Resultados - 3ª fase: Confira aqui o resultado

Início das aulas: Ano letivo 2017/2018 em 18 de setembro. Ingressantes na 4ª fase podem optar por ingressar no segundo semestre letivo 2017/2018 em 19 de fevereiro ou somente no início do ano letivo 2018/2019.

Valor da candidatura: 30 euros, pagável por PayPal

Documentação obrigatória: Passaporte ou Identidade, Comprovante de conclusão do Ensino Médio com a Apostila de Haia e printscreen em pdf do boletim do ENEM.

Curso de Medicina: Por decisão governamental, o curso de Medicina não tem oferta de vagas para estudantes internacionais.

* Data indicativa. Dependente do anúncio dos resultados do ENEM 2017.

--


Prazo de candidaturas - 2ª fase:  04 de setembro a 21 de setembro de 2017

Resultados - 3ª fase: 28 de setembro (Confira aqui o resultado da 2ª fase)

Início das aulas: 18 de setembro (Inscritos nessa terceira fase podem recuperar o conteúdo perdido desde o início das aulas. Assim que estiver colocado, deve avisar o diretor do curso que virá para Portugal e que aguarda o visto)

Valor da candidatura: 15 euros, pagável por PayPal.

Valor da matrícula: 25 euros + antecipação de 20% do valor da anuidade (240 euros) pagável por PayPal

Documentação obrigatória: Passaporte ou Identidade, Curriculum Vitae na Plataforma Europass ou Lattes, Diploma e Histórico da Graduação com a média final, ambos com a Apostila de Haia.

--


Prazo de candidaturas - 3ª fase: 01 de setembro a 29 de setembro de 2017

Resultados - 3ª fase: 06 de outubroo (Confira aqui o resultado da 2ª fase)

Início das aulas: 18 de setembro

Valor da candidatura: 15 euros, pagável por PayPal

Documentação obrigatória: Passaporte ou Identidade, Curriculum Vitae na Plataforma Europass ou Lattes, Diploma e Histórico do Mestrado com a média final, ambos com a Apostila de Haia.

Conheça um pouco mais da Covilhã no vídeo abaixo:

27 comentários:

  1. Olá, boa tarde. Tenho a seguinte dúvida: no caso de ser aprovado no mestrado, tenho que ir mesmo na data estipulada no edital para a matrícula, ou há um meio especial para estrangeiros? Porque, pelo que vi, a matrícula costuma ocorrer em junho e as aulas começam apenas em setembro, então eu teria que ir a Portugal apenas para realizar tal matrícula.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elmir! A matrícula é online. Você, ao ser aprovado, vai fazer sua matrícula no sistema da UBI, pagar a taxa de matrícula + antecipação de 20% do valor da anuidade via PayPal para garantir a vaga e só viria para Portugal para frequentar as aulas. Antes da primeira aula, porém, deves entregar toda documentação utilizada na candidatura, nos Serviços Acadêmicos da Universidade.

      Excluir
  2. Muito obrigado!! Fico mais aliviado ao saber disso.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!Qual é a diferença de inscrição nesse terceiro ciclo? Seria a matricula das vagas que sobraram? Por exemplo, tem alguma chance de todas as vagas já terem sido preenchidas e nem abrir para o curso? O curso que tenho interesse é gestão. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa! 3º ciclo são os doutorados.Se você quer saber acerca da 3ª fase de candidaturas aos cursos de graduação, são vagas divididas entre as fases. Ainda há vagas em todos os cursos.

      Excluir
  4. Bom dia! Tenho uma dúvida, as inscrições abrem novamente para o 2º semestre, assim como funciona no Brasil? O início desse ano letivo já está muito próximo, mas seria muito tempo até Setembro de 2018. Há a possibilidade de ingressar em outro momento? Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz! Você pode ingressar em Fevereiro/18, no segundo semestre letivo aqui. Mas não saberia te dar informações acerca disso. O melhor, nesse caso, é contactar o inter@ubi.pt que eles te dizem a melhor maneira :)

      Excluir
  5. Boa noite! Percebi que o resultado da 2ª fase sai no dia 07 de setembro. Para adquirir o passaporte é necessário uma carta de aceitação da faculdade. Levando em consideração que as aulas começam dia 18 de setembro, não vejo tempo hábil para conseguir o visto antes de iniciar as aulas. A faculdade não pensou nisso? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma primeira fase, que é mais voltada para alunos internacionais, que decorre entre Março e Junho, oferecendo todo tempo necessário para que os processos burocráticos sejam executados. A partir da segunda fase começa o preenchimento gradual de vagas. Mesmo assim, não há impedimentos de você chegar 20 dias depois do início das aulas. A Universidade é compreensível com isso.

      Excluir
  6. Boa noite
    Já estou no 4¤ semestre do bacharel de Eng. Civil na universidade feevale, eu consigo aproveitar na UBI as matérias que realizei aqui ?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! COnsegue sim! Para mais informações acerca de transferências, envie um e-mail para inter@ubi.pt

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção !!!
      Valeu mesmo

      Excluir
  7. Por favor, quem quer ir estudar em Portugal, tendo esposa e filho de 10 anos pode leva-los consigo? E o filho poderá estudar em escola pública portuguesa ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis! Você, após conseguir o visto de estudante, pode trazer sua família com você. Eles podem conseguir visto como Agregado Familiar. Até onde sabemos, não há dificuldades para seu filho estudar em uma escola portuguesa, mas alertamos que aqui até as escola públicas são pagas.
      Att

      Excluir
  8. Olá boa noite, eu me formei agora em junho e no ato da inscrição eles pedem diploma e certificado. O certificado com as minhas matérias, notas, etc eu consigo tirar mas o meu diploma demorará para ficar pronto. O que você acha que posso fazer nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode solicitar junto a sua universidade uma carta, ou outro tipo de documento, que comprove o término do curso. É importante que o documento seja feito no papel timbrado da sua universidade, com assinatura do responsável (Coordenador, Diretor, Reitor, etc.) e com a Apostila de Haia comprovando a autenticidade do documento. No entanto, é importante que apresente o Diploma nos Serviços Acadêmicos da UBI assim que o tiver em mãos.
      Att

      Excluir
  9. Bom dia ! Qual o prazo para me candidatar para estudar no primeiro ciclo em 2018 ? Obgda pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia! 1º ciclo é graduação. Você gostaria de fazer um curso de graduação, a partir de 2018? O início do ano letivo de 2018 é em setembro.

      Excluir
  10. Olá, gostaria de saber se depois de matriculado, se é possivel trabalhar para se manter, tendo em vista que a graduação dura 3 anos, e nesse periodo é dificil se manter sem nenhuma renda? eu sou casado e nesse caso levaria minha esposa comigo, ouvi falar que ela poderia trabalhar normalmente, e eu poderia se pedir uma autorização no SEF, poderia me confirmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maik. É isso mesmo, o visto da sua esposa como familiar permite que ela trabalhe. Já o seu como estudante não permite, mas você pode pedir autorização de trabalho no SEF. Para isso precisa ter uma proposta de emprego definida ou com contrato de trabalho.

      Excluir
  11. Para me candidatar eu preciso ter o resultado do enem? Se eu fizer o enem em novembro desse ano, só posso me candidatar para entrar em setembro/2018? Outra dúvida, se tiver como turista em Portugal, e receber a carta de aprovação da faculdade, consigo fazer o visto de estudante em Portugal mesmo, ou preciso voltar ao Brasil para fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju! Em dezembro há uma 4º fase de candidaturas que você pode se inscrever e começar as aulas já em fevereiro. Sobre o visto, ele deve ser feito no Brasil. Pois chegar em Portugal como turista e depois tentar permanecer como estudante pode levantar uma série de problemas e custos. Dessa forma, você pode acabar tendo de retornar ao Brasil para solicitar o visto.

      Excluir
  12. O início das aulas começa dia 18 de setembro de 2017? Antes do fim do período de inscrições?

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite!
    Penso em me candidatar a uma vaga de mestrado, mas minha intenção é trabalhar legalmente em Covilha. Gostaria de saber sobre a oferta de vagas p trabalho. Minha área é direito, mas estou disposta em trabalhar em área administrativa ou comércio.

    ResponderExcluir