terça-feira, 10 de maio de 2016

Tutorial para inscrição nos cursos de graduação da UBI

A segunda edição do tutorial do Brasileiros na Covilhã busca esclarecer uma dúvida que muitas pessoas têm nos reportado pelas redes sociais: como preencher a candidatura aos cursos de graduação da Universidade da Beira Interior.

Para facilitar esse processo de inscrição, organizamos esse passo para facilitar a conclusão e efetivação de sua candidatura.

Confira:









Escolher a fase de Candidatura Internacional consoante com a data e iniciar o processo

Inserir o nome completo, conforme o documento de identificação que vai utilizar na candidatura

O ingresso para alunos brasileiros é por meio do ENEM. Portanto o candidato deve
escolher essa forma de ingresso

Preencher todos os dados pessoais conforme explicado na imagem

O candidato pode escolher entre 1 e 3 cursos, na ordem de preferência.
Após escolhido o curso, deve marcar as opções de provas e completar com a nota do ENEM

A fase seguinte é a de submissão de documentos. Aqui o candidato faz o upload do
documento de identificação, certificado de conclusão do ensino médio e o boletim do ENEM.
Todos devem ser em PDF. O Certificado de conclusão, deve ter RECONHECIMENTO DE FIRMA na assinatura

No penúltimo passo, o candidato deve marcar que tem conhecimento suficiente de português e
inserir observações que considera pertinente para sua candidatura às graduações da UBI

O último passo é o da conferência dos documentos. Após conferir os dados inseridos
o candidato deve marcar a opção que está ciente das regras e finalizar a candidatura.

Dúvidas sobre o processo de candidatura devem ser tiradas diretamente com a instituição, pelo e-mail inter@ubi.pt. Outras dúvidas, estamos a disposição em nosso e-mail contato@brasileirosnacovilha.com e também em nossa página do Facebook.

14 comentários:

  1. Boa noite, eu estive no site da Universidade (tanto essa quanto outras) e em nenhum lugar vi o curso de Gastronomia, gostaria de saber se alguma faculdade que aceita notas do ENEM oferecem esse curso? Grato.
    E-mail: jean.f.g.gomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sabemos te informar alguma que aceite o ENEM para o curso de gastronomia. Bom final de semana!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou fazendo minha candidatura para UBI, eu estou na parte de fazer upload dos documentos. No entanto, ainda não possuo passaporte, no qual já dei entrada, mas até fica pronto o prazo de inscrição da 2ª fase já terá acabado. Posso apenas neste primeiro momento fazer upload do RG para não perder o prazo?

    ResponderExcluir
  4. Olá, no caso de quem vai fazer candidatura para pós-graduação também precisa utilizar o enem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vini! Não, para mestrados e doutorados, a documentação é diploma do grau anterior, histórico das disciplinas cursadas, curriculo profissional. A partir dessa documentação, uma equipe da Universidade faz sua média e dá, ou não, a aprovação.

      Excluir
  5. Olá. Estou pesquisando sobre candidaturas em Universidades Portugueses e hoje descobri a UBI, porém vi que o prazo de inscrição é até dia 19 de Janeiro. Justamente no dia que sai o resultado do Enem. Não é possível fazer a inscrição antes né, sem a nota do Enem?. Também não achei o valor da taxa de Candidatura . E se passar, quando se inicia as aulas? Muitas dúvidas né. Parece que quanto mais pesquiso, mais dúvidas surgem. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Estou pesquisando sobre candidaturas em Universidades Portugueses e hoje descobri a UBI, porém vi que o prazo de inscrição é até dia 19 de Janeiro. Justamente no dia que sai o resultado do Enem. Não é possível fazer a inscrição antes né, sem a nota do Enem?. Também não achei o valor da taxa de Candidatura . E se passar, quando se inicia as aulas? Muitas dúvidas né. Parece que quanto mais pesquiso, mais dúvidas surgem. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, tudo bem? O prazo foi estendido até o dia 26, para contemplar as notas do ENEM. O valor da candidatura é de 30 euros. Se aprovada, você pode optar por começar as aulas agora no segundo semestre letivo, em 20 de fevereiro ou solicitar adiamento da aprovação para setembro, quando começa o próximo ano letivo

      Excluir
  7. Olá...Então,gostaria de saber se além do Diploma de conclusão de ensino médio,se é necessário fazer a apostila de Haia do boletim da nota do Enem?, no cartório cada documento sai por 105 reais,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não é necessário. Você pode optar pelo reconhecimento da assinatura por autenticidade, que sai bem mais em conta e também é aceito pela UBI.

      Excluir
  8. Oi! Ao fazer minha matrícula, eu apenas efetuei o upload da identidade, não tinha entendido, a princípio, que os outros documentos eram necessários ao usar o enem. Finalizei a candidatura só com a identidade... Isso causa algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a UBI vai contactá-la por falta de documentos. Se quiseres antecipar isso, envie um email relatando o ocorrido para s.academicos@ubi.pt e inter@ubi.pt que eles te ajudam com isso.

      Excluir