domingo, 1 de maio de 2016

Dezenas de pessoas aproveitam a 6ª edição da feira Troca a Tod@s

Foto: Tâmela Grafolin
  A feira Troca a Tod@s, organizada pela CooLabora, Câmara Municipal da Covilhã e pelo Teatro das Beiras, chegou a sua sexta edição no último sábado, dia 30. Dezenas de pessoas prestigiaram os produtos e atividades apresentados ao longo do evento que teve início às 14h e final às 19h30min. O clima primaveril, com temperatura agradável e sol, resultou em bons negócios para os 40 expositores que participaram da feira no Jardim Público.

A realização da feira ocorre três vezes ao ano, nos meses de abril, junho e outubro, e tem como objetivo incentivar a economia local e valorizar o trabalho das pessoas da cidade e seus saberes. Como o nome já diz, a feira Troca a Tod@s incentiva a troca, o consumo colaborativo e por esse motivo não circulam euros no local. 

"Tear" moeda social utilizada. Foto: Tâmela Grafolin
Um dos membros da direção do CooLabora, Rosa Carreira, explica que na feira é utilizada uma moeda social chamada "tear". "Utilizamos esse método para incentivar a troca de mercadorias entre os próprios expositores e também o consumo da população" comenta Rosa. Na feira havia uma banca exclusiva para a troca de euros por "tear". Quem tivesse o interesse de comprar um produto deveria adquirir o "tear" primeiro. 

Diversos tipos de produtos estavam à disposição do público, desde alimentos orgânicos até roupas e acessórios. A maior parte produzida pelos próprios expositores. Rosa Carreira também explica que o trabalho de preparação da feira leva em torno de dois meses tendo em consideração o tempo para contato com os expositores e divulgação do evento. "Todos que participam do Troca a Tod@s não possuem lugar para vender seus produtos, por isso criamos a feira" comenta Rosa. 

Crudivorismo. Foto: Tâmela Grafolin
Além dos produtos para consumo, a feira também disponibiliza atividades como o varal ambiental, um workshop KonMari (um modelo de arrumação com grande impacto), reciclagem, Show Cooking de Crudivorismo onde foram preparadas receitas de bolo e pizza sem a utilização de forno, ao final o público pode experimentar de forma gratuita. Além disso, a população contou com aula de yoga, danças europeias, um espaço aberto de terapias alternativas e a troca de brinquedos. 

Saiba Mais: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário