domingo, 13 de setembro de 2015

Portugal possui um centro específico para resolver problemas de imigração: conheça o CNAI

Imagem: www.antoniomoutinho.eu 
Em posts anteriores do blog, comentamos sobre como fazer para conseguir o visto de estudante ou trabalhador em Portugal, também como adquirir o cartão de residente no país. Todas essas questões podem (ou deveriam poder) ser resolvidas no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mais próximo de você. No entanto, alguns brasileiros que chegam a Portugal como turistas, mas decidem permanecer no país , têm enfrentado dificuldades na regularização da sua situação junto ao SEF.

Conheça o CNAI

Se você se encaixa nesses casos, ou possui outro tipo de problema envolvendo a situação de ser imigrante, você pode procurar os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI), em Lisboa, no Porto e em Faro. No CNAI você encontra todos os serviços que o imigrante necessita como o próprio SEF, Segurança Social, Conservatória dos Registos Centrais (CRC), Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

Além disso, no CNAI você vai encontrar Gabinetes de Apoio ao Imigrante que oferecem serviços de apoio jurídico, apoio de reagrupamento familiar, apoio social, apoio ao emprego, apoio à habitação e apoio ao imigrante consumidor. Ou seja, se precisa de autorização para residir em Portugal, renovar o visto e até encontrar um emprego, o CNAI é a instituição mais indicada.

O CNAI ainda oferece uma linha telefônica de apoio ao imigrante (SOS Imigrante) que funciona de segunda-feira à sábado das 8h30min às 20h30min pelos números: (fixo) 808 257 257 ou (celular) 21 810 61 91. Através desses números você também pode agendar o atendimento em qualquer dos Gabinetes de Apoio do CNAI ou na ACT- Autoridade para as Condições do Trabalho.

Linha SOS Imigrante: 808 257 257 ou 21 810 61 91

Funciona de segunda a sexta-feira das 8h30min às 16h30min
Rua do Pinheiro, 9.
Telefone: 22 207 38 10
COMO CHEGAR:
Metrô: descer na Estação Trindade

Funciona de segunda a sexta-feira das 8h30min às 16h30min
Rua Álvaro Coutinho, 14
Telefone: 21 810 61 00
COMO CHEGAR:
Metrô: Linha verde- descer na Estação "Anjos" ou "Intendente"
Ônibus Carris: números 12, 30, 60, 708

Localizado na Loja do Cidadão,
Mercado Municipal, 1º Piso
Rua/ Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
E-mail: informacoes@cnai.acm.gov.pt

4 comentários:

  1. ola,bom dia ,gostaria de saber sobre a carta de condução ,preciso trocar a minha do brasil para a de portugal,mas ainda não peguei a minha autorização de residencia.em qual orgão devo ir para realizar a troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erlane! A Carta de Condução brasileira tem uma validade de 6 meses em Portugal. Depois disso, deve pegar um atestado de autenticidade dela no Consulado Brasileiro de Lisboa ou Porto e apresentá-la junto com um exame médico e um laudo psicológico no IMT, em Castelo Branco, solicitando a troca.

      Excluir
  2. Boa tarde chamo me fatima vivo em corroios tenho duas filhas menores e estão em são tomé
    Gostaria de saber quais são os documentos necessários para mandar chama las
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima! A documentação necessária, para brasileiros, nesse caso, é um comprovante que você dispõe de meios de subsistência para mantê-las em Portugal junto com você, comprovativo de residência, seguro saúde e certidão de nascimento atualizada com menos de 6 meses. Poderá ser exigido, ainda, uma autorização paterna para que elas vivam com você em Portugal.

      Excluir