domingo, 7 de julho de 2019

Dica do Blog: opções para procurar moradias na Covilhã

Residência I da UBI. Quartos duplos com
cozinha e WC compartilhados. Foto: UBI
A constante presença em rankings internacionais de universidades, aliado a qualidade de ensino e o um baixo custo de vida em relação a outros centros tem transformado a Universidade da Beira Interior num vetor de presença constante de novos estudantes na Covilhã. 

Isso fez com que a procura por residências ou quartos aumentasse, tornando-se um dos grandes mercados da cidade. Uma coisa importante, antes de procurar sua nova residência, é compreender a denominação utilizada em Portugal.

Arrendamento é o que no Brasil chamamos de aluguel. Para o número de quartos, costuma-se usar T0, T1, T2, T3, etc, supondo que as habitações já possuem cozinha, banheiro e sala. Quando um apartamento é descrito como T1 significa que ele possui um quarto, além dos cômodos citados.

Na Covilhã, os estudantes podem buscar suas novas moradias na oferta da Universidade e também a oferta externa de imobiliárias e particulares.



Nos alojamentos geridos pelo SASUBI (Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior) existem, atualmente, sete residências universitárias, com um total de 808 camas. Os valores mensais variam por tipologia e residência. 

A mensalidade, por pessoa, varia de 101 euros em Quarto duplo com WC compartilhado (Residências I a VI) até 234 euros em T1 duplo para 1 pessoa (estudante de doutorado) em Apartamento da Residência I. Os valores já incluem as despesas de água, luz, gás e Internet. Para mais informações, deve contactar o serviço de alojamento pelo e-mail: aloja@ubi.pt


Como é impossível acomodar todos os estudantes em suas residências, a Universidade criou, ainda, este site, onde as pessoas podem encontrar ofertas externas na cidade

Oferta Externa e Particulares

Há, ainda, a opção de buscar uma residência ou um quarto na oferta externa da cidade. Seja em imobiliárias ou diretamente com particulares. Para este caso, recomendamos que verifique, sempre, no Google Maps a distância do endereço da moradia até os polos da Universidade da Beira Interior ou outro ponto de seu interesse. 

Imobiliárias (clique para acessar o site):


Grupos no Facebook:

Uma opção extra, ainda, é buscar os anunciantes particulares diretamente nas redes sociais. O Facebook, com seus grupos de negócios, tornou-se uma boa ferramenta para essa busca. Abaixo, colocamos alguns grupos que temos conhecimento.



P.S: O Brasileiros na Covilhã não se responsabiliza por qualquer tipo de negócio. Aqui, estão expostos apenas grupos disponíveis na rede. Todas as ofertas e negócios realizados a partir destes links são de total responsabilidade das partes envolvidas. Recomendamos que, em TODOS OS CASOS, solicitem que seja feito contrato de arrendamento com o proprietário/locatário dos espaços. 

14 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se as notas do enem para as faculdades de Portugal são para cursos apenas pagos ou tem ofertas de cursos gratuitos também?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Todas as universidades portuguesas, sejam elas públicas ou privadas, tem um custo associado.

      Excluir
  2. Olá, as inscrições normalmente são feitas via email,"comprovar documentação", ou eu tenho que ir a Portugal na universidade fazer o processo ?
    Estou no Brasil e tenho muito interesse te cursa uma universidade em outro pais, só tenho muitas duvidas, e sabe me informar com quem poderia tirar essas duvidas alguém que tenha feito todo o possesso e esta cursando e morando um Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em primeiro lugar você deve fazer a candidatura em um curso da universidade, para isso você faz sua inscrição no site http://www.academicos.ubi.pt/ . Os cursos apresentados como 1º Ciclo são as licenciaturas/graduação, 2º Ciclo são os mestrados e 3º Ciclo os doutorados e pós-doutorados. Se a sua candidatura for aprovado você faz a matrícula no curso no mesmo site da universidade (ubi.pt) e submete os documentos necessários digitalizados para o sistema disponível no site. O pagamento da inscrição e depois o da matrícula deve ser feito por Paypall (visto que no Brasil não existem caixas Multibanco). Somente quando chegar em Portugal é que deve apresentar os documentos originais no Serviços Acadêmicos da UBI. Mais informações: http://www.brasileirosnacovilha.com/2015/02/vagas-na-graduacao-ubi-abre-inscricoes.html

      Excluir
  3. Olá, quanto tempo antes de ir devo procurar apartamentos para arrendar? As contas de luz e água são muito caras aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma semana antes das aulas é um bom período. As contas tem um custo, de certa forma, elevado, sim. Mas sabendo cuidar os gastos, não há cobranças excessivas.

      Excluir
  4. Colegas, algum de vocês foi com família? Como se viraram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davi! Sobre o que você se refere? Para autorização de residência para familiares de estudantes estrangeiros você pode ter alguma informação aqui http://www.brasileirosnacovilha.com/2016/06/conjuges-ou-parceiros-de-estudantes-da.html , sobre ensino escolar para crianças e adolescentes http://www.brasileirosnacovilha.com/2018/04/da-pre-escola-ao-ensino-medio.html

      Excluir
  5. qual a média de aluguel para t1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma média muito específica. Mas eu creio que fique em torno dos 250 euros/mês + contas.

      Excluir
  6. Olá, saberia informar se há alguma maneira de contactar com estudantes que já estão na UBI e anunciaram que necessitam de alguém para dividir aluguel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora! Há sim! Existem os grupos de Facebook Brasileiros da UBI e UBI - Estudantes Brasileiros. :)

      Excluir
  7. Ouvi alguns comentários ruins sobre residências... Estou entre escolher a residência 1 ou um quarto em uma imobiliária. Sera que poderia me ajudar? Sei que a decisão cabe a mim, mas se puder me esclarecer um pouco mais sobre as residências, eu agradeceria.

    ResponderExcluir