terça-feira, 5 de maio de 2015

Dica do Blog: atendimento médico para estrangeiros e estudantes da UBI

Imagem/Reprodução: jornalmedico.pt
Estudantes estrangeiros da Universidade da Beira Interior (UBI) possuem quatro alternativas para receberem atendimento médico e demais cuidados com a saúde em Covilhã. 

Casos considerados não urgentes podem procurar atendimento médico gratuito oferecido pela UBI nas dependências da universidade, em um dos Centros de Saúde da cidade ou, ainda, podem consultar um médico por conta própria e arcar com as despesas de forma particular. 

Para casos de urgência e emergência o local indicado é o Centro Hospitalar Cova da Beira (Hospital Pêro da Covilhã).

A UBI oferece atendimento médico, com clínico geral, de forma gratuita no Centro de Apoio Médico e Desportivo (CAMD/GAPES) localizado no andar térreo da residência II (Rua Moraes do Convento, prédio cor salmão, antes de chegar aos Serviços de Ação Social). 

De acordo com a representante do CAMD/GAPES, Maria Salete Moura Nicolau, a consulta com o médico é gratuita para os alunos da UBI e para ser atendido basta apresentar o cartão do estudante. Além desse tipo de atendimento, Maria Salete ressalta que o CAMD/GAPES ainda oferece cuidados de medicina esportiva, apoio psicológico, fisioterapia, consulta com nutricionista e serviços de enfermagem. Todos de forma gratuita. É necessário agendar o horário do atendimento pelo e-mail gapes@ubi.pt

Atendimento no Centro de Saúde da Covilhã

A cidade da Covilhã dispõe de um Centro de Saúde para atendimento geral. O Centro está localizado na Alameda Pêro da Covilhã, próximo ao Lidl. O horário de funcionamento do posto é de segunda à sexta-feira das 9h - 12:30h e das 14h às 18h.

Em uma primeira consulta, o usuário deve levar um documento de identificação (Cartão do Residente ou Passaporte), o Número do Contribuinte (NIF) e o seguro de saúde (por exemplo, o PB4/CDAM), para que possa fazer um cadastro onde será atribuído um Número do Utente. A partir da segunda consulta, o utilizador precisa levar esse documento do utente e o NIF. As consultas custam 5 Euros e devem ter agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 275 320 650.

Atendimento no Centro Hospitalar Cova da Beira

Ao procurar o atendimento médico no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) a pessoa, em caso de ser estrangeira, deve ter mãos um documento de identificação que pode ser o cartão de residente ou o passaporte e o seguro de saúde (PB4/CDAM ou seguro privado).

No atendimento hospitalar é necessário o pagamento de taxas moderadoras, ou seja, o atendimento não é gratuito. De acordo com coordenador do Gabinete de Internacionalização e Turismo Médico do CHCB, Luís Afonso, as taxas variam entre 18 e 50 euros dependendo do tipo de atendimento prestado ao paciente. “No caso da urgência, a taxa moderadora apresenta o valor de 18€, sendo-lhe adicionadas todas as taxas moderadoras dos meios auxiliares de diagnóstico, mas não ultrapassa um total de 50€” explica Afonso.

O CHCB utiliza o Protocolo de Manchester para triagem de atendimento. O paciente, ao ir ao Hospital, recebe uma pulseira com cor indicativa da gravidade e o tempo máximo de espera. Confira na tabela abaixo:





Um comentário:

  1. Filhos de estudantes também tem direito ao atendimento gratuito no Centro de Apoio Médico e Desportivo?

    ResponderExcluir