quinta-feira, 19 de março de 2015

Tutorial para inscrição no mestrado/doutorado da UBI

A partir de hoje, um novo produto do blog fica disponível para quem consome nossos conteúdos. 

O Tutorial do Brasileiros na Covilhã surge a partir dos contatos pela FanPage, com dúvidas acerca da inscrição no processo seletivo para mestrados e doutorados da Universidade da Beira Interior. Para facilitar esse processo, resolvemos fazer um tutorial para facilitar a sua candidatura:

A inscrição começa neste link, para mestrados e neste link para doutorados. Depois, o candidato deve fazer seu cadastro e seguir o passo-a-passo abaixo:






Passo 1: Nome completo. Coloque todo seu nome, sem abreviações:











Passo 2: Escolha do curso. Você pode optar por até três cursos, em ordem de preferência. Porém não há empecilhos se escolher apenas uma opção.










Passo 3: Preencher com atenção todos os documentos solicitados. O documento de identificação para brasileiros deve ser, obrigatoriamente, o passaporte.















Passo 4: No quarto passo, você deve colocar o seu grau de licenciatura, para concorrer ao mestrado, a instituição e a nota média, fornecida pela Universidade, ao finalizar o curso. Em caso de doutorado, deve escolher a opção mestrado e fazer os mesmos passos seguintes.

Na parte das línguas estrangeiras, deve-se marcar o seu grau de proficiência em outros idiomas. Sendo A1 o mais baixo e C2 o mais elevado grau de conhecimento e domínio.

















Passo 5: Neste passo, quanto a creditação profissional, os brasileiros podem marcar não nas duas primeiras opções e avançar para a próxima etapa














Passo 6: Aqui nas informações complementares, os brasileiros devem informar que fazem parte do contingente da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), pois o estatuto da Universidade da Beira Interior reserva um número de vagas para esta comunidade.













Passo 7: Esta fase é a mais importante no processo de inscrição. Aqui você deve fazer o upload dos documentos digitalizados. Passaporte, currículo no formato Europass e o Diploma de Curso são obrigatórios. Atente para fazer o upload do documento em consonância com a opção escolhida no documento.

ATENÇÃO: Para a fase de seleção, não será cobrado a autenticação do Consulado no Diploma de Curso. Porém, para efetivar a matrícula, é cobrado. E o aluno só terá sua vaga garantida se entregar toda a documentação conforme solicita o edital.

















Passo 8: No penúltimo passo, você deve colocar observações que julgar pertinente afim de validar a sua inscrição para as seleções da UBI












Passo 9: No passo final, você deve confirmar todos os seus dados, aceitar os termos da Universidade da Beira Interior e submeter a sua candidatura. Boa Sorte!


16 comentários:

  1. No caso de Pós-Graduações. Tenho duas que estão em fase de finalização.
    Posso falar sobre elas no final? Neste ultimo espaço?
    Outra coisa que percebi: No mestrado no Brasil, preciso mostrar todos os comprovantes daquilo que eu declaro no lattes. Alguma hora terei que mostrar esses comprovantes. Por que acredito que eles não estarão prontos até o inicio do mestrado, mas estão encaminhados.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Acho que já falamos por facebook, certo?
      Caso contrário, registro aqui a resposta... A UBI pode sim pedir essas confirmações. Quanto a não estar pronto, recomendo a tirar dúvidas com a Sra. Ana Silva, pelo vrensino@ubi.pt

      Excluir
  2. Boa tarde.
    Tenho algumas dúvidas sobre entrega de documentação. Minha matrícula já foi realizada e estou na faze dos cinco dias para apresentar documentação. Outra dúvida é sobre os alojamentos e meu acesso para fazer uma reserva. Pode me ajudar. Grato
    Agentesevê
    Luís Leite

    ResponderExcluir
  3. Sempre aparece "LICENCIATURA", mas quem faz Engenharia no Brasil, recebe o título de Bacharel, como funciona na hora de participar no processo de admissão no mestrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser licenciatura, na inscrição. Aqui só há uma modalidade.

      Excluir
  4. ola primeiro queria saber se tem curso de pos-graduacao em direitos humanos e democracia? em segundo lugar queria saber como decorre o processo de admissao para a UBI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o curso. O processo é com a documentação exigida, onde é feita uma média ponderada para ver se o estudante está ou não habilitado a ingressar no mestrado.

      Prazos e documentos, podem ser consultados em: http://brasil.ubi.pt/pag/prazosecandidaturas/

      Att

      Excluir
  5. Boa tarde!!
    No caso do NIF, devo colocar o que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liz! Coloque os números do seu CPF, é equivalente ao NIF daqui.

      Excluir
  6. Olá para candidatura teno que fazer um formulário virtual no qual pede BI/CC o que é isso? Desde já agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! BI/CC é o Bilhete de Identidade português. No caso do Brasil, nossa Carteira de Identidade.

      Excluir
  7. Olá
    Primeiro, muito obrigada por todas essas informações. Muito me ajudou.

    Estou fazendo minha candidatura esse ano e no formulário aparece a solicitação dos cursos que realizei, com as informações de ano de conclusão, universidade, nome e também aparece a informação de classificação. No Brasil, pelo menos nas universidades que estudei não recebemos classificações, como posso resolver isso? Que tipo de informação devo colocar nesse campo que é obrigatório?

    ResponderExcluir
  8. Olá Marianne! Ao fim do curso, depois de todas as disciplinas concluídas, você pode solicitar para a Universidade um documento com sua média final. A grande maioria dispõe disso, mas só repassa em caso de solicitação. Veja com eles e use essa nota

    ResponderExcluir
  9. Olá, o texto foi muito útil. Porém, fiquei com algumas dúvidas:
    1º Gostaria de saber se é essencial encaminhar cartas de recomendações de professores ou se para essa universidade não é necessário. E caso seja obrigatório, onde anexá-la.
    2º Na fase 5, pq não devemos solicitar creditação por experiência profissional?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Micaela! As Cartas de Recomendação geralmente não são solicitadas pela UBI. Para anexar a carta é necessário que faça diretamente na plataforma do currículo Europass (modelo de currículo solicitado pela UBI - http://europass.cedefop.europa.eu/pt). Quanto ao passo 5, a creditação por experiência pode ser solicitada, mas sugerimos que não seja marcado - para inscrição no mestrado - por não ter tanta relevância. Caso você ache por bem assinalar as opções, verifique as condições exigidas pela UBI para tal.

      Excluir
    2. Olá, agradeço pelas respostas. Saberia me dizer se, por experiência, conta pontos enviar as cartas de recomendações ou se não faz tanta diferença?!

      Em relação a experiência profissional, fiquei confusa, pois nas exigências da UBI diz que será analisado o CV acadêmico e profissional, ele se refere apenas a parte acadêmica?

      Obrigadaa

      Excluir