terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Em terras portuguesas é necessário fazer o Número de Identificação Fiscal (NIF)

O NIF (ou número de contribuinte) é uma espécie de "CPF brasileiro", em Portugal. Todo cidadão português, ou estrangeiro que more no país, precisa ter o Número de Identificação Fiscal, pois aqui todas as lojas sugerem que o cliente coloque o seu número de contribuinte na nota fiscal. 

O NIF também é obrigatório para abrir contas bancárias e contratar serviços como celular, internet ou TV por assinatura. Para os estudantes, a universidade também vai pedir o seu NIF para emitir as faturas do alojamento. 

Tirar o NIF é uma tarefa simples. Basta se dirigir até a Repartição das Finanças – que na Covilhã se situa na Avenida Frei Heitor Pinto, número 12 – com o seu passaporte e acompanhado de um cidadão português. Essa pessoa será o contato entre você e as Finanças para envio de documentos, se for necessário. Ela não é responsável ou qualquer coisa por você. É apenas um contato com residência fixa em Portugal. Caso você não tenha nenhum cidadão português para acompanhá-lo, deve solicitar na UBI uma declaração para o NIF.

Para obter o Número de Identificação Fiscal, será necessário, ainda, o pagamento de 10,20€ e já sairá do local com o seu NIF em mãos. Para mais informações você pode mandar um e-mail para rf0612@dgci.min-financas.pt ou ligar para (+351) 275 330 760. 

Antes de deixar Portugal de forma definitiva é imprescindível que você retorne à Repartição das Finanças e cancele o seu NIF.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, no caso de estudantes da UBI que irá morar em alojamento, como funciona para emissão do NIF? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao chegar na Covilhã, você deve se dirigir as Finanças, acompanhado de um português ou de um brasileiro que já resida na cidade há mais de 6 meses para tirar o seu NIF, levando a documentação necessária e fazendo o pagamento da taxa.

      Excluir